Antes mesmo de pensar racionalmente, os bebês brincam, se ligam aos objetos oferecidos pela mãe, e com eles fabricam sua existência. Para Winnicott (1975), “objetos transicionais” são os objetos eleitos pelo bebê, que facilitarão o “descolamento” do corpo materno e a futura autonomia. MIRANDA, Maria Gorethe de Vasconcelos; LOPES, Mara Cecília Rafael de. Desenvolvimento Psicomotor na Infância. Maringá-Pr: UniCesumar, 2017. A partir do exposto acima e do conceito de objetos transicionais de Winnicott estudado nesta disciplina, leia as afirmações que seguem: I. O objeto transicional exerce para o bebê a função de substituir a mãe. II. A criança não tem necessidade de uma substituição simbólica da mãe através de um novo objeto significante do mundo. III. Ao se apegar ao objeto, necessitando deste para dormir e sentir-se seguro, o bebê está demonstrando que o objeto está exercendo uma função fundamental em seu psiquismo. IV. Ao nascer o bebê possui dependência absoluta da mãe. Após os 06 meses de vida o bebê passa pelo gradual afastamento da mãe (dependência relativa), daí a necessidade de eleger um objeto como seu substituto. É correto o que afirma em:
Soluções para a tarefa
III e IV estão corretas.
O objeto transicional compreende um objeto físico que deve apresentar a capacidade de substituir a mãe de forma gradual, para que o descolamento afetivo seja proporcionado de maneira natural.
Dessa forma, é essencial que o objeto seja significante ao bebê, e possa lhe causar um vínculo afetivo, para que o afastamento da mãe não seja impactante e nem cause sequelas psicológicas.
Resposta:
Explicação:
III-são corretas Ao se apegar ao objeto, necessitando deste para dormir e sentir-se seguro, o bebê está demonstrando que o objeto está exercendo uma função fundamental em seu psiquismo.
iv-Ao nascer o bebê possui dependência absoluta da mãe. Após os 06 meses de vida o bebê passa pelo gradual afastamento da mãe (dependência relativa), daí a necessidade de eleger um objeto como seu substituto. É correto o que afirma em: