Antes de tudo, o abrigo (o “teto nosso de cada dia”) é uma necessidade biológica; todavia, se a moradia atendesse somente a esse quesito fisiológico, não seria necessário o trabalho de arquitetos e paisagistas, por exemplo. Sendo assim, observe atentamente as imagens de formas clássicas de moradia no Japão, na Suíça e no Canadá: Observe as formas arquitetônicas e os materiais utilizados na construção, e faça o que é pedido a seguir: a) Em uma breve resposta, apresente um argumento que defenda a necessidade biológica da moradia e um argumento que demonstre o que há de cultural nessa edificação. b) Cite dois impactos naturais que interfiram na cultura, ou seja, dois impactos da natureza sobre a produção arquitetônica, que é uma das grandes manifestações culturais de todas as sociedades. Escreva sua resposta no campo abaixo:
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) Antes de qualquer outra consideração, lembremos que, desde os tempos mais antigos, o ser humano busca abrigar-se como forma de proteção das intempéries e dos predadores, bem como como forma de conforto (térmico e sonoro, por exemplo). Essas necessidades mantiveram-se ao longo da história humana, todavia somou-se uma carga de construção cultural que reflete modos de vida e de organização social.
b) Nesse sentido, a cultura se manifesta sob as mais variadas formas, desde atribuição de status até os modismos expressos em materiais de construção e em formas arquitetônicas, passando pelo designer de interiores e o externamento de particularidades individuais ou coletivas, como imagens de santos, bandeiras de time ou do país, fotografias, mobiliário, etc.
Explicação:
Resposta:
a) Moradias são necessidades dos serves humanos, e a partir dai buscasse outras necessidades como:
- Alimento, água, trabalho, constituição de família, amigos, descanso e proteção. Cada país, tem seu 'modo', sua cultura, assim como na Japão, Suíça e Canadá.
b) Cada país tem sua cultura seja elas coletivas ou individuais e cada qual defende a sua como por exemplo:
- Os interesses históricos, a sua arquitetura, modos de vestimentas, alimentos, a educação, etc.