Antes de Sócrates, a Filosofia tinha uma tendência de investigação da Natureza
Soluções para a tarefa
Sobre a mudança no foco da investigação filosófica, podemos dizer que os sofistas demonstravam uma tendência antropológica e Sócrates voltou a preocupação da Filosofia para o conhecimento do próprio Homem, consolidando o antropocentrismo grego. Por causa disso, deve ser marcada a alternativa D.
Sofistas e a tendência antropológica
Pode-se afirmar que os sofistas eram filósofos que faziam parte da “Escola Sofística”, e eles dominavam as técnicas de retórica e discurso, e tinham uma tendência antropológica, já que desconheciam as contradições da vida social.
Sócrates, por sua vez, voltou a preocupação da Filosofia para o conhecimento do ser humano, indo em direção contrária aos sofistas. Ou seja, o homem seria o foco principal dos estudos e análises.
Enunciado completo:
Antes de Sócrates, a Filosofia tinha uma tendência de investigação da Natureza. Os primeiros filósofos eram também chamados de “filósofos da natureza”. Com os sofistas e Sócrates ocorre uma mudança no foco da investigação filosófica. Assinale a opção que melhor representa esse momento:
Escolha uma:
- a. Os sofistas insistiam em buscar uma verdade única enquanto Sócrates insistia na posição de que a verdade é sempre relativa.
- b. Os sofistas demonstravam uma tendência antropológica e Sócrates voltou a preocupação da Filosofia para o conhecimento do próprio Homem, consolidando o antropocentrismo grego.
- c. Sócrates e os sofistas lideraram juntos um movimento para que todos pudessem ter acesso gratuito à educação.
- d. Sócrates e os sofistas disputavam acirradamente os rumos da Filosofia, pois, enquanto um dos lados queria manter o estudo sobre a Natureza, o outro pretendia priorizar o Homem.
- e. Sócrates e os sofistas, juntos, conseguiram voltar a Filosofia para o foco do teocentrismo, revalorizando os mitos em sua plenitude.
Veja mais sobre os sofistas:
https://brainly.com.br/tarefa/477548
#SPJ4