Biologia, perguntado por isabellaflagol, 9 meses atrás

Antes de ser chegar a nossas casas, a água, esse precioso líquido, que é fonte de vida, precisa passar pela ETA (Estação de Tratamento de Água), evitando, assim, inúmeras doenças que podem ser transmitidas caso essa água esteja contaminada. Para esse cuidado, existem as ETAs, que podem ser consideradas grandes indústrias de água potável. Para se ter ideia, só no estado de São Paulo são tratados cerca de 110 mil litros de água por segundo. Dessa forma, a água que consumimos passa, em média, 3 horas dentro das estações de tratamento, chegando cristalina em nossas torneiras. De acordo com que foi estudado em sala e os conhecimentos adquiridos marque a alternativa correta.
A) Quando a água é retirada da represa ou rio, ela recebe adição de cal, cloro e fluo.
B) Na filtração ocorre a aglomeração para retirada de partículas. Isso é feito, geralmente, por meio da adição de cal hidratada (hidróxido de cálcio) e sulfato de alumínio, seguida de uma rápida agitação.
C) Na floculação a água é agitada lentamente para a união das partículas de sujeira, formando os flocos.
D) Na decantação a água filtrada está limpa, mas ainda pode conter microrganismos causadores de doenças, por isso, recebe mais cloro.
E) Na Coagulação água descansa para que os flocos se depositem no fundo, separando-se dela.
F) O lodo do fundo é levado para tanques de depuração.



Rápido pfv


samuelmatos42: desculpa eu nao sabia do contexto e nao estudei na sua escola

Soluções para a tarefa

Respondido por samuelmatos42
1

Resposta:

A água utilizada diariamente, tanto para consumo quanto para uso pessoal, tem uma série de substâncias que necessitam ser analisadas para saber a sua qualidade. Dependendo da quantidade encontrada de cada parâmetro analisado, sendo acima ou abaixo do ideal, pode ser prejudicial à saúde.

Para identificar essas substâncias e determinar a qualidade da água é necessário que seja feito um serviço de análise química. Este deve ser feito levando em conta todas as precauções e técnicas necessárias, desde a etapa da coleta até a elaboração do relatório, para que o resultado final não seja comprometido.

Após coletada, uma amostra de água deve ser levada ao laboratório e analisada segundo os seguintes parâmetros:

- pH

- Concentração de minerais

- Turbidez

- Presença de micro-organismos

- Concentração de coliformes fecais e totais

A partir desse procedimento, é possível determinar se a água analisada encontra-se nos parâmetros definidos pelo Ministério da Saúde, segundo a portaria n° 2.914, dependendo da utilidade à qual ela será destinada. Além disso, vale ressaltar que a análise de potabilidade de um mesmo reservatório deve ser feita periodicamente para se ter um bom controle de qualidade, uma vez que as características da água podem variar de acordo com o tempo.​

Explicação:

bom estudos


rhayssanicolly360: qual é a alternativa???
samuelmatos42: eu esqueci que tinha alternativas kk
Perguntas interessantes