antes de se tornar um importante produto para a economia mundial o cafe enfrentou problemas de ordem cultural, portanto em relação a este aspecto é correto dizer que
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é a letra A.
Com base nos relatos históricos, podemos observar que o café não foi bem aceito pela maioria dos países do Continente Europeu. Isso aconteceu por conta dos seguintes motivos:
- preconceito histórico com o Continente Africano (por conta da escravidão, miséria, outros);
- pelo fato de que muitos países consideravam o café como uma bebida pertencente a um mundo que desagradava os ideais pregados pela Igreja Católica (religião que dominava a Idade Média).
Abaixo, segue o restante da questão.
(...)
a) Inicialmente, o café era visto como um estimulante pecaminoso pela população europeia. O fato de essa bebida ter sido originada no continente africano contribuiu para a permanência desse paradigma até meados do século XVI.
b) O café não era bem aceito pela sociedade europeia pelo alto custo de seu consumo e pela falta de mão de obra na plantação dos cafezais no continente africano.
c) Uma das hipóteses levantadas foi de que o café era visto como uma bebida ingerida somente pelos deuses gregos e que um ser humano comum não poderia consumi-lo.
d) O preconceito contra a região em que o café foi originado contribuiu para que os europeus não ingerissem essa bebida. Porém, o principal bloqueio em relação a essa bebida no mercado europeu foi a resistência da mão de obra escrava para trabalhar nos cafezais na Europa.
Espero ter contribuído.
Resposta: LETRA A
Explicação:
O consumo do café não era bem visto na Europa, pois essa bebida foi estereotipada de pecaminosa e que era somente ingerida por pessoas pagãs, ou seja, por indivíduos pecadores. A raiz desse pensamento estava na origem do café que vinha da África, uma região bastante discriminada pela sociedade europeia. Entretanto, a partir do século XVII, esse paradigma foi rompido e o café passou de um estimulante pecaminoso para uma bebida de luxo consumida pelas elites europeias.