Antes de Roma ser fundada, as colinas de Alba eram ocupadas por tribos latinas, que dividiam o ano de acordo com seus deuses. Os romanos adaptaram essa estrutura. No princípio dessa civilização o ano tinha dez meses e começava por Martius (atual março). Os outros dois teriam sido acrescentados por Numa Pompílio, o segundo rei de Roma. Até Júlio César reformar o calendário local, os meses eram lunares, mas as festas em homenagem aos deuses permaneciam designadas pelas estações. O descompasso de dez dias por ano fazia com que, em todos os triênios, um décimo terceiro mês, o Intercalaris, tivesse que ser enxertado. Com a ajuda de matemáticos do Egito emprestados por Cleópatra, Júlio César acabou com a bagunça ao estabelecer o seguinte calendário solar: Januarius, Februarius, Martius, Aprilis, Maius, Junius, Quinctilis, Sextilis, September, October, November e December. Quase igual ao nosso, com as diferenças de que Quinctilis e Sextilis deram origem aos meses de julho e agosto. Disponível em: aventurasnahistoria Acesso em: 8 dez. 2018. Considerando as informações no texto e aspectos históricos da formação da língua, a atual escrita dos meses do ano em português A reflete a origem latina de nossa língua. B decorre de uma língua falada no Egito antigo. C tem como base um calendário criado por Cleópatra. D segue a reformulação da norma da língua proposta por Júlio César. E resulta da padronização do calendário antes da fundação de Roma.
Soluções para a tarefa
É correta a alternativa A.,
Os nomes dos nossos meses, assim como o de diversos conceitos (como arquitetura, política, filosofia e pedagogia) reflete a raiz greco-romana da nossa cultura, que é, em grande medida, influenciada pela cultura portuguesa, tendo sido Portugal, em tempos longínquos, um domínio romano.
Com a queda do Império romano, houve a fragmentação política dos territórios até então controlados pelo Império, mas muitos dos elementos da cultura latina (que havia sido impostas aos povos da Europa) foram mantidos, sendo ela uma raiz histórica do português, espanhol e francês, por exemplo.
Bom, vamos lá!
Resposta: A)
É evidente que muitas palavras que usamos tenha sido derivada de outras línguas e com certeza os romanos também contribuíram com isso, por isso reflete a origem latina de nossa língua, aonde se faz a conexão com o latim que era um língua extremamente popular.
As outras questões:
B) decorre de uma língua falada no Egito antigo (INCORRETO), pois ele nos ajudaram com os cálculos.
C)tem como base um calendário criado por Cleópatra (INCORRETO) pois ela também ajudou com os cálculos matemáticos.
D)segue a reformulação da norma da língua proposta por Júlio César. (INCORRETO) pois a reformulação que Júlio césar é o calendário.
E) resulta da padronização do calendário antes da fundação de Roma. (INCORRETO) pois antes da fundação de Roma não existia um padrão para isso.
Espero ter ajudado <3