Antes de propor instrumentos avaliativos para as experiências educativas na EJA, é necessário que o educador de jovens e adultos, apoiado nos princípios da Andragogia, selecione conteúdos que sejam relevantes aos exercícios profissionais dos educandos, batalhando para ter as melhores condições de personalização das atividades e das ferramentas empregadas, estabelecendo situações desafiadoras, com usos dos conhecimentos já consolidados por eles. Sempre lembrando de oferecer um retorno positivo para cada um dos jovens e adultos, nas mais diversas situações de aprendizagens, e respeitando suas individualidades.
MUNHOZ, A. S. Andragogia : a educação de jovens e adultos em ambientes virtuais. Curitiba: InterSaberes, 2017.
No que se refere à avaliação na EJA, analise as afirmativas a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
I. ( ) Nas avaliações na EJA a produção de textos orais e escritos pode ser usada, com gêneros textuais mais comuns no cotidiano do alunos.
II. ( ) Existem habilidades verificáveis nas avaliações e relacionadas aos objetivos procedimentais, ligadas ao desenvolvimento de atitudes e valores.
III. ( ) As inovações e as criações de instrumentos de avaliação para a EJA já estavam propostas nas Matrizes Curriculares de Referência do SAEB.
IV. ( ) Os objetivos atitudinais são relacionados ao desenvolvimento de estratégias de ação, ligados ao ‘como fazer’ e ao ‘como realizar’ atividades.
V. ( ) A BNCC propõe procedimentos de avaliação formativa de processo ou de resultado, envolvendo os contextos e as condições de aprendizagem.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
F, F, V, F e V.
V, F, F, V e V.
V, F, V, F e V.
V, V, V F e F.
F, V, V, F e V.
Soluções para a tarefa
Resposta:
V,F,V,F e V
Explicação:
Resposta:
V,F,V,F,V
Explicação
nas avaliações poderá ser levado em conta todo o processo de aprendizagem as atividades de produção de textos orais e escritos, acatando a diferentes finalidades e interlocutores, apoiando a apropriação de gêneros textuais mais habituais no cotidiano dos alunos. As inovações e criações de instrumentos de avaliação para a EJA, já são propostas nas Matrizes Curriculares de Referência do Sistema de Avaliação da Educação Básica. A BNCC, ou seja, na Base Nacional Comum Curricular, propõe a construção de procedimentos de avaliação formativa de processo ou de resultado, que considerem os contextos e as condições de aprendizagem, aceitando tais registros como referência para aprimorar o desempenho.