Sociologia, perguntado por nathaliasueth16, 1 ano atrás

Antes de procurar saber qual é o método que convém ao estudo dos fatos sociais, é preciso determinar quais são esses fatos. Não sou obrigado a falar a língua de meu país e nem usar as moedas legais, mas é impossível agir de outro modo. Se tentasse escapar a essa necessidade, minha tentativa seria um completo fracasso. Se eu for um industrial, nada me proíbe de utilizar equipamentos e técnicas do século XIX, mas se fizer isso, com certeza vou me arruinar, pois não poderei competir com os que usam tecnologia mais moderna. Temos aqui, portanto, certos fatos que apresentam características especiais. Estas consistem em maneiras de agir, pensar e sentir exteriores ao indivíduo e dotadas deum poder coercitivo em virtude do qual se impõem como obrigação. Logicamente, tais fatos não poderiam ser confundidos com fenômenos orgânicos, pois consistem em representações e ações; nem como os fenômenos psíquicos, pois esses só existem na mente dos indivíduos e devido a elas. Constituem, portanto, uma espécie diferente de fatos, que devem ser classificados como fatos sociais.” Adaptado de Émile Durkheim. In: As regras do método sociológico, 6ª. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1971) Qual o exemplo utilizado por Durkheim, no texto acima, para nos dizer que há fatos que não são nem de origem psíquica e nem de origem biológica, mas sim?




a. As leis, as línguas e as tecnologias são exemplos de fatos sociais porque se o indivíduo escolher não seguir as leis, não falar a língua nativa ou não utilizar as últimas tecnologias, ele simplesmente não conseguirá viver em sociedade.
b. As representações e ações são sempre características próprias a cada indivíduo, ou seja, fruto do livre arbítrio, sendo que o papel da sociedade na formação desses fatos sociais é irrelevante.
c. Fenômenos orgânicos podem ter origem social e origem cultural.
d. Fenômenos psíquicos podem ter origem social e origem cultural.

Soluções para a tarefa

Respondido por juliaFernandes2004
1
a resposta certa é (c)
espero ter lhe ajudado
Perguntas interessantes