Artes, perguntado por 12234546, 8 meses atrás

Antes de processos de reprodução serem inventados, todos os livros eram manuscritos. Isso significa que todas as letras e a caligrafia, como também as ilustrações desses livros, tinham de ser feitas uma a uma, em um processo realmente trabalhoso. Para produzir uma cópia de um livro, era necessário fazer tudo de novo. Imagine o tempo que isso levava! É por isso que os livros eram objetos muito raros, que ficavam guardados em bibliotecas e não eram acessíveis à maioria da população.

Foi somente no século XV, na Europa, em uma época que é conhecida como Renascimento, que a situação começou a mudar. Esse foi um período cheio de mudanças, que revolucionou a história da humanidade. Nessa época, por exemplo, surgiu a prensa tipográfica e, consequentemente, a imprensa, que permitia que folhetos, textos e livros fossem reproduzidos em grande escala, para serem distribuídos para toda a população. O que é uma prensa tipográfica? Para descobrir, assista a um vídeo do canal Dobra Espacial, em que o cientista da comunicação Matheus Ferreira nos conta um pouco sobre o surgimento da imprensa naquele período.


Vídeo sobre como a prensa de Gutenberg mudou o mundo? DOBRA ESPACIAL/ YOUTUBE
A prensa tipográfica era uma máquina para imprimir centenas e centenas de páginas iguais. Essa máquina possibilitava que pequenas letras em alto-relevo — os tipos móveis — fossem entintadas e colocadas em contato com um papel. Então, fazia-se pressão e... a mágica acontecia! A tinta passava para o papel e gerava uma página impressa. Para fazer uma cópia, era só usar o mesmo arranjo de tipos móveis entintados e repetir o processo.

Esse processo foi inventado pelo alemão Johannes Gutenberg (1398 - 1468) em 1455. Em certo momento do vídeo, Matheus Ferreira comenta que Gutemberg não tirou a ideia da prensa tipográfica do zero...

Séculos antes dos europeus, os chineses e os japoneses já entalhavam blocos de madeiras para imprimir e copiar imagens e textos. Esse é um processo conhecido como xilogravura. Durante anos, ele foi utilizado como principal modo de reprodução de imagens em nossa sociedade!

O processo da xilogravura
Do ponto de vista etimológico, a palavra xilogravura é formada por dois termos da língua grega: xylon, que significa madeira, e grafo que remete ao verbo gravar. A xilogravura, portanto, é a gravura em madeira.

A produção de uma xilogravura acontece em três etapas: primeiro, é necessário gravar uma superfície lisa em madeira, chamada matriz, que deve ser entalhada manualmente. Quando fazemos isso, realizamos um desenho em relevo, que deve ser feito com o auxílio de ferramentas próprias para o entalhe — entre elas, as goivas e buris.

Soluções para a tarefa

Respondido por robertoramos9395
1

Resposta:

te amo te amo muito e Rui ❤️❤️ e VC faz pra aumentar a gente se encontra em casa e não falou mais nada vou ver com você você é um e-mail para mim ☺️☺️ não sei se é para fazer comida não que eu possa derramar muita coisa para o dia todo e não falou que a irmã da

Respondido por luizajesueli2010
1

Resposta:

qual é a pergunta mesmo?

? por que eu não entendi muito bem o que e pra fazer nessa atividade

Perguntas interessantes