Filosofia, perguntado por Theojouberth, 11 meses atrás

Antes de Copérnico, Kepler e Galileu, os cosmólogos elaboravam sistemas que representavam os corpos celestes por meio de esferas encaixadas umas nas outras, propostas e desenvolvidas por Eudoxo e Aristóteles, de modo a distinguir os mundos celeste e terrestre. É nesse contexto, caracterizado pela tese de que o cosmo é composto de dois mundos distintos (céu e Terra), e pelo axioma platônico, que deve ser entendido o conteúdo da carta de Kepler (1604). Ele apresenta uma etapa do processo de rompimento com essa distinção e com o axioma platônico. Na carta, Kepler apresenta os procedimentos para obter as duas primeiras leis dos movimentos planetários. A importância disso é tão grande que a segunda lei aparece antes da primeira, e a lei das áreas só se torna operante numa órbita elíptica, não podendo ser aplicada às órbitas circulares sem produzir discrepâncias com relação aos dados observacionais de Tycho Brahe. (Adaptado de Claudemir Roque Tossato, Os primórdios da primeira lei dos movimentos planetários na carta de 14 de dezembro de 1604 de Kepler a Mästlin. Scientiae Studia, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 199-201, jun. 2003.) Considerando o contexto histórico descrito e as leis físicas apresentadas por Kepler, assinale a alternativa correta. * Copérnico, Kepler e Galileu fazem parte da chamada Revolução Científica que rompe com leituras especulativas do Universo, baseadas em premissas aristotélicas e tomistas, e propõe análises empiristas do mundo natural. As contribuições desses físicos e astrônomos foram inicialmente rejeitadas pela Igreja Católica, mas depois incorporadas em sua Filosofia. A Revolução Científica da época Moderna propõe a ruptura com o ideal divino, sendo, por isso, combatida pela Igreja Católica, que defendia a orquestração divina sobre o mundo humano e natural. O conceito de órbitas circulares para o movimento dos planetas em torno do Sol questionava o papel central que a Terra ocupa no sistema cristão. Copérnico, Kepler e Galileu foram perseguidos pela Igreja Católica do período Moderno, por representarem o questionamento dos ideais medievais sobre a organização do céu e da Terra e sobre a onipresença divina. Embora as explicações sobre o “mundo supra lunar” fossem rejeitadas, as contribuições da alquimia foram aceitadas e difundidas pela Igreja. A Revolução Científica da época Moderna, incentivada pela Igreja Católica, propõe a manutenção do antropocentrismo medieval, associado aos conhecimentos empíricos para a leitura e representação do mundo natural. O conceito de órbitas circulares para o movimento dos planetas em torno do Sol, para as quais a distância entre o planeta e o Sol permanece constante durante o movimento, foi abandonado por Kepler.

Soluções para a tarefa

Respondido por pesquisadoraprendiz
24

Resposta:

alternativa A  

A)  Copérnico, Kepler e Galileu fazem parte da chamada Revolução Científica que rompe com leituras especulativas do Universo, baseadas em premissas aristotélicas e tomistas, e propõe análises empiristas do mundo natural. O conceito de órbitas circulares para o movimento dos planetas em torno do Sol, em que a distância entre o planeta e o Sol permanece constante durante o movimento, foi abandonado por Kepler.  

Explicação:

O texto relata o impacto das novas pesquisas científicas, realizadas principalmente por Copérnico, Kepler e Galileu, e que configuraram uma profunda revolução nos modos de compreender e explicar os fenômenos físicos, a saber, a constatação da variabilidade de distância entre os planetas e o Sol durante o movimento orbital. Desse modo, tais conhecimentos, baseados em análises empíricas, romperam com as “leituras especulativas do Universo” que estavam fundadas em premissas aristotélicas e tomistas  

Respondido por julianovais0
4

Resposta:

Letra A

Explicação:

A chamada Revolução Científica, ocorrida durante o Renascimento, promoveu estudos e explicações científicas e  naturais para diversos fenômenos da Natureza. Os trabalhos de Copérnico, Galileu e Kepler fazem parte desse  contexto.

Perguntas interessantes