Antes da Proclamação da República, o Brasil era comandado em Regime de Monarquia. Diferencie
Monarquia de Presidencialismo.
Soluções para a tarefa
Monarquia ou sistema monárquico, tinha como base o poder centrado num único indivíduo praticamente, mesmo outras pessoas exercendo influência, as decisões ainda dependiam da decisão deste. Um exemplo de líder monárquico é Dom Pedro I, pode-se reparar que é atribuído a ele um certo "título", Dom, em outras culturas atribui-se o termo rei, imperador ou semelhantes. Neste sistema se prioriza os desejos e escolhas do líder sendo ele de maior prioridade que o povo, além de que após morte deste, seus descendentes assumem.
Presidencialismo, ou melhor dizendo sistema republicano, ao contrário da monarquia visa o bem estar do povo, explicitando, é o governo do povo. Enquanto na monarquia se tem o rei como foco central, nesse sistema governamental o bem estar da maioria decide praticamente todas as coisas. Enquanto após assumir o trono um rei fica até abdicar ou morrer, na república, o poder só pode ser dado por 4 anos, e se reeleito mais 4, além de ter limitações para suas escolhas e outros. O presidente que detém a imagem pública do país, dependendo de suas ações a frente do povo pode ser deposto, mostrando que o povo a quem o governo "serve" também serve como uma linha que não se deve passar.
Existem muitas características que se diferenciam entre esses dois sistemas de governo, mas os que citei já podem ser considerados os focos mais vistos a apontados.