Anta Jasmim é solta na Reserva Ecológica de Guapiaçu
Espécie foi considerada extinta no início do século 20
A anta Jasmim foi solta hoje (29) na Reserva Ecológica de Guapiaçu (Regua), no município fluminense de Cachoeiras de Macacu, onde passará a viver livre. Em movimento de preservação da espécie, o Zoológico de Guarulhos doou o animal para a reserva, onde desde o último mês de agosto Jasimim esteve em área de aclimatação de um hectare. A espécie chegou a ser considerada extinta no início do século 20, devido à caça predatória.
A coordenadora executiva do Projeto Guapiaçu, da Regua, Gabriela Viana, disse à Agência Brasil que Jasmim, filha das antas Antônia e Antenor, que permanecem no zoológico privado de Guarulhos, vai continuar recebendo alimentos até que aprenda a viver junto com outros animais da sua espécie Tapirus terrestris que estão vivendo nessa floresta do estado do Rio de Janeiro. “Ela já começa a descobrir alimentos na natureza que consegue buscar. A ideia é que ela aprenda a viver por si só”, disse Gabriela. O Projeto Guapiaçu vai monitorar Jasmim por meio de colar de telemetria.
A equipe do Projeto Refauna, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), vai ficar acompanhando Jasmim, que terá livre acesso ao viveiro de aclimatação onde permaneceu nos últimos 60 dias. Gabriela informou que a equipe vai retirar aos poucos o alimento que é fornecido, para que ela não sinta nenhuma deficiência nutricional. “Ela vai se enturmar com os outros e a gente espera que tenham logo mais filhotes”, externou a coordenadora executiva do Projeto Guapiaçu.
Alana Gandra. Disponível em: . (Fragmento). Acesso em: 29 de outubro de 2020.
Questão 1 – Identifique o objetivo do texto:
( ) noticiar um fato.
( ) contar uma história.
( ) dar uma orientação.
Questão 2 – No segmento “[...] o Zoológico de Guarulhos doou o animal para a reserva [...]”, uma expressão retoma a anta Jasmim. Identifique essa expressão:
______________________________________________________________________________
Questão 3 – No período “A espécie chegou a ser considerada extinta no início do século 20, devido à caça predatória.”, a parte sublinhada indica:
( ) uma causa.
( ) uma condição.
( ) uma consequência.
Questão 4 – O trecho “filha das antas Antônia e Antenor” apresenta Jasmim. Por isso, ele desempenha a função de:
( ) sujeito.
( ) aposto.
( ) vocativo.
Questão 5 – Releia esta passagem do texto:
“O Projeto Guapiaçu vai monitorar Jasmim por meio de colar de telemetria.”
A locução, que exprime a ação do Projeto Guapiaçu, equivale ao verbo:
( ) “monitorou”.
( ) “monitora”.
( ) “monitorará”.
Questão 6 – Em “Gabriela informou que a equipe vai retirar aos poucos o alimento que é fornecido, para que ela não sinta nenhuma deficiência nutricional.”, a expressão grifada introduz:
( ) o tempo do fato anterior.
( ) a justifica do fato anterior.
( ) a finalidade do fato anterior.
Questão 7 – No segmento “Ela vai se enturmar com os outros e a gente espera que tenham logo mais filhotes”, o vocábulo sublinhado expressa uma circunstância:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 8 – As aspas foram usadas no texto para:
( ) assinalar falas alheias.
( ) marcar traços da linguagem informal.
( ) destacar os trechos mais importantes.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Eu não sei se esta certo mas vou responder.
Questão 1: Primeira alternativa.
Questão 2- Resposta: Esta expressão indica uma ação que esta no passado.
Questão 3: Terceira.
Questão 4: Primeira.
Questão 5: Terceira.
Questão 6: Primeira.
Questão 7: Primeira.
Questão 8: Primeira
Questão 1 - O objetivo do texto apresentado está de acordo com a letra A) noticiar um fato.
O principal objetivo de uma notícia é informar acontecimentos recentes que sejam de relevância para a sociedade, se tratando apenas de fatos, sem opinião expressa, ou seja, sem uma interpretação dos fatos. A informação principal da notícia deve aparecer logo no primeiro parágrafo, contendo as informações básicas: Quem? O quê? Onde? Por quê?
No caso em questão, o texto apresentado é escrito com o objetivo de noticiar um fato, que no caso seria o de que a anta Jasmim foi solta na Reserva Ecológica de Guapiaçu (Regua), na cidade de Cachoeiras de Macacu, no mesmo dia em que a notícia foi produzida.
Questão 2 - A expressão que retoma a anta Jasmim no trecho apresentado é a palavra "animal".
A palavra "animal", no trecho apresentado no enunciado, possui o objetivo de retomar a anta Jasmim, e ela é escolhida com o objetivo de tornar o texto menos repetitivo, fazendo com que a leitura fique mais fácil de ser realizada.
Ou seja, mesmo que não haja a menção da anta Jasmim de maneira explícita, a palavra "animal" faz com que ela seja subentendida, pois ela já foi dita anteriormente no texto. Com a utilização dessa expressão, o texto fica mais fácil de ser lido, e o leitor consegue desfrutar melhor da leitura.
Questão 3 - No período “A espécie chegou a ser considerada extinta no início do século 20, devido à caça predatória.”, a parte sublinhada indica o que está posto na letra A) uma causa.
A expressão "devido a" é uma locução conjuntiva que representa uma causa, e por isso ela é causal. Ela possui o mesmo significado que outras locuções como "por causa de", "em razão de", "graças a", "em virtude de", etc.
A locução conjuntiva "devido à", no caso em questão, representa uma causa que explica o motivo de a espécie ter sido considerada extinta no início do século XX, que foi por causa da caça predatória.
Resumindo, podemos definir a expressão "devido a" como uma locução conjuntiva que explica o motivo de algo, apresentando a causa.
Questão 4 - A função que o trecho apresentado desempenha está de acordo com a letra B) aposto.
O trecho apresentado, “filha das antas Antônia e Antenor”, se refere a um aposto, e isso se deve ao fato de que ele é utilizado para especificar uma informação sobre a anta Jasmim.
Os apostos são termos utilizados para que haja a especificação ou exemplificação de algo.
Muitas vezes, eles aparecem depois dos dois pontos ( : ), que têm o objetivo de marcar uma pequena pausa no discurso. Normalmente são usados antes de uma explicação ou de um esclarecimento, além de resumos, de citações, de enumerações ou em falas, pausando um discurso.
Questão 5 - A locução, que exprime a ação do Projeto Guapiaçu, equivale ao verbo posto na letra C) “monitorará”.
A locução verbal "monitorará" se encontra no tempo verbal futuro do presente do indicativo, ou seja, representa uma ação que ainda não aconteceu, mas vai acontecer, e por isso ela exprime a ação do Projeto Guapiaçu, que vai monitorar Jasmim através de colar de telemetria.
Questão 6 - A expressão grifada no trecho apresentado introduz o que está posto na letra C) a finalidade do fato anterior.
A palavra "para", no trecho referido, é utilizada para indicar a finalidade do fato anterior presente na oração que é colocada anteriormente à ela. Ou seja, ela explica a finalidade com que a equipe vai tirar os alimentos da anta aos poucos, que é motivada partindo do princípio de que é melhor para a anta nutricionalmente falando.
Questão 7 - No segmento “Ela vai se enturmar com os outros e a gente espera que tenham logo mais filhotes”, o vocábulo sublinhado expressa uma circunstância presente na letra C) tempo.
O vocábulo grifado na expressão apresentada indica tempo, pois se refere a um período que ainda vai acontecer, pertencendo ao futuro. Ou seja, é uma ação ainda não realizada, que nem mesmo teve início, mas que terá.
Questão 8 – As aspas foram usadas no texto para o que está apontado na letra A) assinalar falas alheias.
As aspas são sinais de pontuação usados para alguns quesitos importantes dentro de uma oração em textos, pois ajudam a facilitar a leitura. No caso em questão, foram utilizadas para assinalar falas alheias, fazendo com que o leitor preste maior atenção a elas, pois elas são próprias de pessoas, e não do autor.
Leia sobre questões relacionadas em:
https://brainly.com.br/tarefa/7455810
https://brainly.com.br/tarefa/23091445
https://brainly.com.br/tarefa/32312995
https://brainly.com.br/tarefa/23144794