História, perguntado por brunexeduarda, 9 meses atrás

anote as ideias principais .
O liberalismo como ideologia política de uma classe? Quando se situa o liberalismo no contexto das revoluções europeias e observam-se os principais beneficiários, os homens de negócio, pode-se compreender que o pensamento liberal foi uma nova estruturação política que deu vazão a forças sociais de grupos econômicos. A ideia de propriedade, que dava base à noção de pacto, serviria para a participação política daqueles que possuíam a maior quantidade de bens, ou seja, os ricos. O indivíduo, em termos conceituais, era libertado, mas com ele, historicamente, vinham articulações de grupos desejosos de maior poder político. Essa era a razão pela qual se identificava a ideologia política liberal com a burguesia. Afinal, o liberalismo teria dado condições para legitimação de uma ordem calcada no capital e na concepção de status associada ao talento individual. Liberalismo econômico O liberalismo econômico surgiu mediante a crise da política econômica mercantilista, que não atendia mais às necessidades do modo de produção capitalista que se consolidou com a Revolução Industrial. Ao contrário do mercantilismo, que defendia a intervenção estatal na economia como forma de favorecer o comércio e garantir o enriquecimento da nação, o liberalismo pregava a total independência econômica dos indivíduos perante o Estado; esta deveria funcionar segundo os princípios da livre concorrência e da lei de oferta e procura (ou demanda). O liberalismo econômico manifestou-se pela primeira vez por meio da fisiocracia francesa, contudo, foi com as ideias do escocês Adam Smith que o liberalismo econômico alcançou notoriedade quando este escreveu A riqueza das nações, em que analisa a economia britânica do século XVIII, chegando à conclusão de que o trabalho humano era responsável pela produção de riqueza dentro de uma nação. Segundo Smith, o incentivo ao trabalho e ao enriquecimento resultam das condições desiguais em que a sociedade se encontra, levando as pessoas à competição econômica para subir na vida. É a ideia de que os vícios privados (busca por um produto) geram benefícios públicos (empresa produtora que gera empregos), de modo que a harmonia e o progresso, baseados na ambição individual, estariam garantidos por um mecanismo autorregulador, o mercado, que funcionaria como uma “mão invisível“, permitindo o crescimento da riqueza e melhor distribuição da renda.

Soluções para a tarefa

Respondido por juliasimes17
1

Resposta:

me perdoa que ta tudo bem confuso no texto, mas o que eu entendi na primeira pergunta sobre liberalismo, na teoria ele é bem bonitinho, mas em prática não.

Explicação:

ele tinha a ideia de que todos os seres humanos são dotados de capacidades para o trabalho e intelectuais e que todos têm direitos naturais a exercer a sua capacidade.

Dessa maneira, o Estado não tem o direito de interferir na vida e nas liberdades individuais dos cidadãos.

Perguntas interessantes