História, perguntado por Usuário anônimo, 11 meses atrás

Anote as formas de resistência dos povos africanos a controle dos europeus:

Soluções para a tarefa

Respondido por daianenatalia68
4

Com o processo de neocolonialismo que se iniciou na segunda metade do século XIX, surgiram na África inúmeros movimentos de resistência contra os invasores europeus.

Durante a segunda metade do século XIX, iniciou-se o processo de neocolonialismo que resultou na ocupação do continente africano pelas potências industrializadas da Europa. A ocupação da África veio acompanhada de movimentos de resistência, os quais surgiram em praticamente todas as partes desse continente.

Neocolonialismo

Na segunda metade do século XIX, a Europa passava por intensas transformações tecnológicas que resultaram em inúmeros avanços no consumo de energia, na produção industrial etc. Esse avanços contribuíram para o desenvolvimento do capitalismo e levaram as nações europeias a novas demandas por fontes de matérias-primas e novos mercados consumidores.

Essa demanda fez com que as nações europeias gradativamente promovessem a ocupação do continente africano com o intuito de explorá-lo economicamente. Essa ocupação visando à exploração da África foi justificada como uma missão civilizatória que tinha como objetivo levar, juntamente com o cristianismo, os benefícios da civilização aos povos “atrasados”.

A missão civilizatória defendida pelos europeus baseava-se em ideais racistas da época, as quais afirmavam que o homem branco era naturalmente “superior” ao homem negro. No entanto, esses argumentos eram utilizados para esconder o real e único interesse dos europeus: a imposição de exploração econômica intensa sobre a África.

A ocupação do continente africano foi, por fim, organizada e estabelecida pelos países europeus a partir da Conferência de Berlim, realizada pelo primeiro-ministro alemão, Otto von Bismarck. Os dois únicos países que não foram ocupados pelos europeus nesse período foram Etiópia e Libéria.

Resistência africana

A ocupação do continente africano não aconteceu de maneira pacífica. Houve tentativas de resistência organizada por diferentes povos em todas as partes da África. A resistência buscava expulsar os invasores europeus ou, ao menos, tentar diminuir a influência dos europeus quando não fosse possível expulsá-los.

No entanto, em todos os casos, a vitória dos europeus ocorreu, principalmente, por causa da superioridade dos seus armamentos em relação aos africanos.

OBS: aqui conta um pouco sobre como foi a resistência e controle dos europeus


Usuário anônimo: Obrigada!!!
Perguntas interessantes