Anorexia
- o que é
-causas
-sintomas
-consequências
-tratamento
-famos que desenvolveram a doença
Soluções para a tarefa
Anorexia – Causas, sintomas e Tratamento
Uma doença causada por distúrbios alimentares, a anemia tem como principal sintoma provocar no paciente um peso acima do normal, com base na idade e altura da pessoa. Esse distúrbio faz com que a pessoa tenha um medo absurdo de ganhar peso, mesmo que estejam no peso ideal ou bem abaixo do esperado, levando-as fazer exercícios, dietas, usar remédios e tantos outros métodos como forma de perder esse peso inexistente. A principal causa é o distúrbio de imagem, onde a pessoa ao olhar seu corpo, não consegue aceitar a maneira que ele é, achando sempre que está fora do peso, causando a ansiedade e a procura de maneiras radicais de perder peso. Ainda não se sabe ao certo qual a principal causa da doença, porém fatores psicológicos, ambientais e biológicos podem ser as principais causas.
A ANOREXIAAlgumas vezes os hormônios e alguns genes podem ser responsáveis pelo desenvolvimento da doença, porém uma das principais influenciadoras são os fatores externos, como atitudes sociais que promovem a beleza de corpos extremamente magros.
Geralmente quando a pessoa tem a doença, ela não tem noção do que está acontecendo com seu corpo, realmente acreditando estar acima do peso indicado. Algumas pessoas anoréxicas tem como método para perder peso o ato de forçar o vômito, tomar laxantes e parar de comer.
A doença traz consigo muitas complicações, entre elas:
§ Osteoporose;
§ Problemas cardíacos;
§ Infertilidade;
§ Problemas no período menstrual.
FATORES DE RISCO
Pessoas com algumas características tem mais propensão de desenvolver anemia, veja abaixo quais são essas pré disposições:
§ Mulheres: a mídia e a publicidade tem muito poder influenciador sobre as mulheres, o que faz com que queiram sempre estar encaixadas no padrão de beleza estabelecido, porém homens também estão sendo afetados ultimamente;
§ Adolescentes tem mais chance de desenvolver a doença devido a pressão dos conhecidos;
§ Pessoas com determinados genes tem mais propensão de desenvolver a doença;
§ Genética, pessoas que tenham casos na família tem mais chances da doença;
§ Traumas diários e mudanças muito bruscas podem levar ao quadro de anorexia;
§ Artistas, esportistas, modelos são mais suscetíveis a anorexia devido ao trabalho com a própria imagem.
SINTOMAS DA ANOREXIAOs sintomas da doença são facilmente identificáveis pela mudança corporal que o paciente sofre, porém existem mais outros sinais que podem ser observados, como:
§ Medo de engordar, mesmo que a pessoa esteja no peso ideal ou abaixo;
§ Não querer ter o peso ideal;
§ Ter uma imagem do próprio corpo bem diferente do que ele é;
§ Ter problemas no ciclo menstrual;
§ Não se alimentar corretamente;
§ Ir no banheiro logo após as refeições;
§ Tomar medicamentos para perda de peso (diuréticos e laxantes);
§ Pele manchada ou com tonalidade amarela;
§ Poucos pelos corporais, boca e pele secas;
§ Pensamento confuso e ideias embaralhadas;
§ Depressão;
§ Sensibilidade extrema ao frio;
§ Resistência óssea enfraquecida.
TRATAMENTO
O primeiro passo do médico na hora de iniciar o tratamento, é tentar fazer com que o paciente entenda que ele tem anorexia, que isso é uma doença como outra qualquer e que exige o tratamento e acompanhamento correto.
O paciente terá que recuperar o peso ideal, ter uma alimentação saudável e tomar algumas medidas diárias para recuperar o peso.
Em casos mais graves da doença, alguns pacientes precisam ficar internados até que o estado do organismo esteja mais equilibrado, há casos de pacientes com menos de 70% do peso ideal do corpo. A alimentação nesse caso é feita por meio de sonda venal ou tubo de alimentação, é preciso também prestar atenção em casos onde a depressão predomina, o paciente pode tentar cometer suicídio ou machucar o próprio corpo.
PREVENÇÃOA prevenção dessa doença se dá por um meio mais psicológico, é preciso observar a pessoa que esteja suscetível a isto e:
§ Deixar a pessoa sempre saber que o corpo dela é saudável;
§ Ficar atento a qualquer distúrbio alimentar;
§ Tentar não se influenciar pelo que a mídia diz sobre a aparência física.