Ano Letivo: 2019
Data: 19/06 2019
Questão 01 (1,0)
(Ufu 2013) Na parte mais tardia de sua carreira, Comte elaborou planos ambiciosos para a reconstrucio da sociedade francesa
em particular, e para as sociedades humanas em geral, baseado no seu ponto de vista sociologico. Ele propose
estabelecimento de uma "religião da humanidade", que abandonaria a fé e o dogma em favor de um fundamento cientifico. A
Sociologia estaria no centro dessa nova religião.
GIDDENS, Anthony. Sociologia. 4.ed. Porto Alegre: Artmed. 2005. p. 28
Com base nessa assertiva, Comte aponta para o papel da Sociologia como ciência fundamental para a compreensa
I da ideia da evolução, como solução para sanar as questões da desigualdade social
da crença na ação ios ir dividuos, como fator de intervenção na realidade.
III. do consenso moral, como solução para regular e manter unida a sociedade.
IV. dos elementos subjetivos da sociedade, tendo em vista a pluralidade social.
Das afirmativas acima,
a) ( ) apenas o item I está correto.
b) ( ) apenas os itens II e III estão corretos.
c) ( ) apenas os itens III e IV estão corretos.
d) ( ) apenas o item III está correto.
e) ( ) apenas os itens I e IV estão corretos.
Questão 02 (1,0)
O fenômeno religioso divide-se em duas partes: o sagrado e o profano, prevalecendo uma visão dualista, onde um se opõe ao
outro. Nessa linha de pensamento, Emile Durkheim em seus estudos sobre a religião observa que "o sagrado e o profano
foram pensados pelo espírito humano como gêneros distintos, como dois mundos que não tem nada em comum" (1996-51)
conclui: "existe religião tão logo o sagrado se distingue do profano" (Idem:150).
Assinale a opção correta acerca do fenômeno religioso na sociologia, segundo Durkheim
formada malam
Soluções para a tarefa
Resposta:
Responde correta (c) pdo condeno moral como solução para regular e manter unida a sociedade
A Sociologia de Comte é metodológica, positivista e beira ao objetivismo científico: 1- D
Auguste Comte, sociólogo francês nascido no século XVIII, tornou-se célebre por ter estabelecido a Sociologia (estudo da sociedade), ter cunhado a teoria Positivista e escrito sua obra introdutória ao Positivismo: "Curso de Filosofia Positiva".
O Positivismo tem como método a ciência investigativa e empírica da realidade social e objetiva trazer luz conceitual ao modo como a sociedade é organizada e estruturada.
Com uma prerrogativa do esclarecimento e da técnica científica, Comte concebe a estrutura social de modo científico e procura explicá-la através do objetivismo e da clareza metodológica.
Para o sociólogo, a sociedade transpassou por três estágios, a saber:
- o teológico, tendo como fundamento a religião e as explicações baseadas na crença sobrenatural;
- o metafísico, que buscava o princípio das coisas além das experiências físicas, mas sim na noção de Ser, Belo, Uno e etc.;
- o positivo, que, através do método científico, pesquisa e investiga a realidade em favor da ordem e do progresso.
Acerca da desigualdade social, Comte acredita que a sociedade é naturalmente desigual e que não se pode "fazer revolução" para erradicar esta condição. O que se pode fazer é a população entrar em consenso, a fim de controlar e organizar tais irregularidades sociais.
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O sagrado e o profano em Durkheim representa conceitos opostos e incongruentes.
Émile Durkheim, sociólogo francês nascido no século XIX, teoriza sobre o processo social e suas características. Através do seu olhar empírico e experimental, Durkheim cria teorias acerca de como a sociedade funciona e é engendrada.
Sua teoria mais famosa é o Funcionalismo, que afirma que a sociedade funciona como um organismo biológico: caso um determinado "órgão para de funcionar", o corpo estará arruinado. Essa lógica ocorre com a sociedade também: caso um grupo social decaia, a sociedade toda sofre com isso.
Para ele, as instituições (família, escola, religião) são ferramentas de socialização e de regulamentação. Elas influenciam na concepção moral dos indivíduos e estabelecem ditames morais e comportamentais na sociedade.
Sobre e religião, Durkheim não entende que há ligação entre o sagrado e o profano. Assim, o sociólogo admite que há um dualismo entre ambos os fenômenos. Acreditar em algo sobrenatural, para Durkheim, vai de encontro com a esperança e com a crença de que circunstâncias melhores virão.
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