ENEM, perguntado por pamerose2284, 5 meses atrás

Ano excerto acima do livro, "O cortiço" de Aluízio Azevedo, as personagens são comparadas a animais com a intenção de: A) Apresentar o clima bucólico e aprazível do Rio de Janeiro do século XIX. B) Ilustrar de forma científica, relacionando as personagens às fábulas em que os animais são personagens com características humanas. C) Denunciar as péssimas condições de vida das populações carentes do Rio de Janeiro do século XIX.

Soluções para a tarefa

Respondido por lavagirl28
4

Resposta:

Letra C

Explicação:

Denunciar as péssimas condições de vida das populações carentes do Rio de Janeiro do século XIX.

Respondido por heloisagoncalves745
0

A obra O Cortiço de Aluízio Azevedo, o Naturalismo e o Realismo

No livro O Cortiço de Aluízio Azevedo, as personagens são comparadas a animais de modo a denunciar as péssimas condições de vida das populações carentes do Rio de Janeiro do século XIX. Alternativa C.

A comparação dos humanos aos comportamentos animais nas vertentes realistas e naturalistas, é cunhada animalização, e no texto em questão se percebe que o autor se utiliza dos termos macho e fêmea para descrever homens e mulheres, como se estivessem dotados de motivações primitivas que os fizessem agir sem maior criticidade.

Expondo a realidade das classes baixas brasileiras do século XIX, Aluízio Azevedo se tornou o maior expoente do realismo.

Em O Cortiço, se observa as relações do empresário português João Romão com os seus inquilinos, que vivem condições subumanas e indignas, enquanto ele pensa apenas em enriquecer.

Segue o trecho em estudo:

"O realismo e o naturalismo e o meio ambiente" Daí a pouco, em volta das bicas era um zunzum crescente; uma aglomeração tumultuosa de machos e fêmeas. Uns, após outros, lavavam a cara, incomodamente, debaixo do fio de água que escorria da altura de uns cinco palmos. O chão inundava-se. As mulheres precisavam já prender as saias entre as coxas para não as molhar; via-se-lhes a tostada nudez dos braços e do pescoço, que elas despiam, suspendendo o cabelo todo para o alto do casco5; os homens, esses não se preocupavam em não molhar o pelo, ao contrário metiam a cabeça bem debaixo da água e esfregavam com força as ventas e as barbas, fossando e fungando contra as palmas da mão".

Mais sobre Aluízio Azevedo: brainly.com.br/tarefa/23907241

Anexos:
Perguntas interessantes