História, perguntado por sousapamella76, 6 meses atrás


ano de 1848 foi marcado por diversas revoltas na Europa que ficaram conhecidas como Primavera dos Povos. Estas revoltas marcaram: *

1 ponto

(A) o predomínio ideológico de correntes socialistas, como o anarquismo presentes em vários movimentos.

(B) o avanço das ideias liberais e nacionalistas, a consolidação da burguesia no poder e a entrada de outros atores, como o operariado no cenário político.

(C) a restauração do Antigo Regime e do absolutismo na França, Áustria , Prússia e Rússia em detrimento dos anseios populares.

(D) o retrocesso político no cenário mundial, que retardou a ascensão do liberalismo político e do nacionalismo.

(E) a consolidação da nobreza como classe social dominante, bem como a volta dos privilégios de nascimento.


Soluções para a tarefa

Respondido por nanda1383
0

Resposta:

Com o fim da era napoleônica, as monarquias européias se reuniram com o objetivo de conter as propostas de transformação disseminadas pela Revolução Francesa. Tal encontro aconteceu no chamado Congresso de Viena, momento em que parte dos monarcas que ali se encontravam decidiu formar a chamada Santa Aliança. Nesse acordo, diversos monarcas se comprometiam a auxiliar militarmente toda monarquia que tivesse sua autoridade ameaçada.

Contudo, esse projeto que deveria preservar o Antigo Regime não foi capaz de conter a marcha das novas revoluções que tomariam conta da Europa. No ano de 1848, as várias novas correntes políticas que surgiam em todo o Velho Mundo se mostraram decididas a dar fim ao regime monárquico. Em linhas gerias, o contexto político europeu se via tomado não só pelas propostas liberais oriundas da experiência francesa, mas também contou com a ascensão das tendências nacionalistas e socialistas.

Perguntas interessantes