Animais podem sobreviver sem oxigênio?
Uma pesquisa, muitas vezes, começa a partir da curiosidade pessoal de um cientista ou de uma grande pergunta. A que orienta este artigo começou a ser formulada nos anos 1990: como certos animais se adaptam a incríveis condições do ambiente, como o frio congelante, baixíssima oxigenação, seca ambiental severa, elevadas temperaturas etc.?
São muitos os exemplos dessa resiliência: nos desertos norte-americanos, há espécies de sapos que se enterram por até dois anos, baixam o metabolismo e esperam a volta das chuvas. Fazem um tipo especial de hibernação: a estiva io. Ocorre o mesmo na caatinga brasileira, onde algumas espécies de sapos que habitam leitos de rios temporários se enterram, nos meses sem chuva, quando os rios secam, a até dois metros de profundidade, à procura de solo úmido.
E os casos conhecidos de adaptações não param aí: nas regiões temperadas da América do Norte, muitos rios e lagos congelam. Mas o gelo fica na superfície. Quando cobre toda a extensão do corpo d'água, há um bloqueio da troca gasosa entre a atmosfera e a água. Com o passar das semanas, os organismos que ali estão consomem e escasseiam o oxigênio, criando assim um ambiente de hipóxia (com pouco ou nenhum oxigênio). Em combinação com a baixa temperatura desses locais, diversas espécies de répteis e anfíbios hibernam no fundo desses rios e lagos, em uma hibernação anaeróbia (sem oxigênio). É uma hipóxia natural e periódica.
Qual é o assunto desse texto?
a) A condição climática dos desertos
norte-americanos.
b) A falta de chuva temporária nos desertos brasileiros.
c) A pesquisa desenvolvida a partir da
curiosidade de cientistas.
d) A sobrevivência dos animais às
adversidades do ambiente.
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
Resposta:
A sobrevivência dos animais as adversidades do ambiente
Respondido por
0
Resposta:
D) A sobrevivência dos animais às adversidades do ambiente.
Explicação:
O texto inteiro fala como os animais conseguem sobreviver nas diversas situações. Dando o exemplo dos sapos "há espécies de sapos que se enterram por até dois anos, baixam o metabolismo e esperam a volta das chuvas."
Perguntas interessantes
Matemática,
6 meses atrás
História,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Português,
7 meses atrás
Inglês,
7 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás