Angola foi um país colonizado por Portugal. Durante a década de 1970, surgiram no país grupos que lutavam pela independência. Entretanto, houve um problema no momento acordado da independência, pois *
a) O governo português desistiu de apoiar a independência de Angola, o que levou o país a uma guerra civil.
b) Os três grupos que lutavam pela independência de Angola se uniram e passaram a lutar contra o governo português.
c) Potências estrangeiras se aproveitaram do movimento de luta pela independência e passaram a apoiar os diferentes grupos, o que ocasionou a guerra civil.
d) O povo angolano se revoltou contra o governo português, e os grupos pró-independência levaram o país a uma guerra civil.
e) O governo português entrou em guerra contra os grupos angolanos pró-independência.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa c
Explicação:
As potências estrangeiras tomaram lado na disputa em Angola, no contexto da Guerra Fria: diferentes países apoiaram grupos que simpatizavam com comunistas ou capitalistas.
Portugal não desistiu de conceder a independência a Angola: ela foi concedida na data combinada, em 11 de setembro de 1975. Os três grupos que se formaram para lutar pela independência tinham diferentes ideologias.
O Movimento pela Libertação de Angola (MPLA), por exemplo, tinha ideologia comunista e foi o vencedor da disputa. Esse grupo foi apoiado por tropas cubanas especialmente. Outros grupos foram apoiados por países como Estados Unidos e África do Sul. Até hoje, o MPLA governa Angola.
Saiba mais sobre a independência angolana: https://brainly.com.br/tarefa/19770737