Psicologia, perguntado por franklindeaf24, 9 meses atrás

angela merkel sobre: vida curiosidades trabalho dela.

Soluções para a tarefa

Respondido por msantosconsultoria
3

Resposta:Angela Merkel (1954) é uma política alemã, presidente do partido União Democrata-Cristã e Chanceler da República Federal da Alemanha desde 2005. É a primeira personalidade originária da extinta República Democrática Alemã (Alemanha Oriental ou Alemanha Socialista) a assumir a chefia do Governo Federal.

Angela Dorothea Merkel nasceu em Hamburgo, Alemanha Ocidental, no dia 17 de julho de 1954. Filha de um pastor protestante, com poucos meses mudou-se com a família para Templin, uma região no leste do país, na Alemanha Oriental, onde seu pai assumiu uma igreja luterana e onde foi criada. Foi militante da Juventude Livre Alemã, de orientação socialista. Entre 1973 e 1978, estudou Física na Universidade de Leipzig. Trabalhou e estudou no Instituto Central de Físico-Química da Academia de Ciências. Concluiu o doutorado em 1986.

Explicação:

Com a queda do Muro de Berlim em 1989, Angela Merkel tomou parte do movimento pela democratização do país, e iniciou sua carreira política no partido Despertar Democrático. Após a primeira eleição democrática da Alemanha Oriental, tornou-se a porta-voz do governo interino de Lothar de Maizière. Em dezembro de 1990, na primeira eleição pós-reunificação da Alemanha, Merkel foi eleita para o Bundestag (Câmara Baixa do Parlamento Alemão).

Seu partido apoiou a rápida reunificação com a Alemanha Ocidental e formou parte da coalizão Aliança pela Alemanha, junto com o partido da União Democrata Cristã (CDU), liderado pelo chanceler Helmut Kohl. Em 1991, Angela Merkel foi nomeada para o Ministério da Juventude e Família, onde permaneceu até 1994. Era a mais jovem ministra do governo Kohl e a sua protegida. Em seguida, foi nomeada Ministra do Meio Ambiente, de 1994 a 1997.

Em 1998, nas eleições federais para o parlamento, os partidos de centro-direita, União Democrata Cristã (CDU) e a União Social-Cristã (CSU), liderados pelo chanceler Helmut Kohl, sofreram o pior resultado, ficando com 35,17% dos votos de 245 deputados. Com a derrota de Kohl, Angela Merkel foi nomeada secretária geral do CDU, para reerguer o partido. Em 2000, o partido enfrentou sua pior crise, em consequência de um escândalo de financiamento de campanha.

Nas eleições de 2002, a líder da CDU cedeu a candidatura ao cargo de Chanceler Federal a Edmund Stoiber, governador da Baviera e presidente da CSU, mas Stoiber perdeu o pleito por pequena margem de votos para Gerhard Schröder, candidato do Partido Social Democrata (SPD) em coalizão com o Partido Verde. Após a derrota de Stoiber, Merkel tornou-se líder da oposição conservadora na Câmara Baixa do Parlamento Alemão, além de manter seu papel de presidente do CDU.


franklindeaf24: Muito Obrigado.
Perguntas interessantes