Ângela Gomes (2005) argumenta que a história da relação entre o povo brasileiro e o presidente Vargas era fundamentalmente a história da resolução da questão social no Brasil, questão que, ignorada até a década de 30, manchava nossa tradição republicana e impedia qualquer tipo de contrato real entre governantes e governados. Partindo de tal posicionamento, assinale as alternativas abaixo como verdadeiras ou falsas: Contemplados pela Constituição de 1891, voto e representação estavam fortemente consolidados na prática política em 1930.
Soluções para a tarefa
A afirmativa “Contemplados pela Constituição de 1891, voto e representação estavam fortemente consolidados na prática política em 1930” é falsa.
O governo Vargas foi o responsável por consolidar a República, visando a resolução da questão social. Em que o Estado que foi implantado no ano de 1891 tinha sido incapaz de realizar o aperfeiçoamento do instituto de representação política.
Apesar de permitir o voto e a representação na Constituição de 1891, os mesmos se encontravam dissociados da prática política. Pois os preceitos constitucionais da República eram bastante distorcidos pelas oligarquias.
Bons estudos!
Resposta:
Ângela Gomes (2005) argumenta que a história da relação entre o povo brasileiro e o presidente Vargas era fundamentalmente a história da resolução da questão social no Brasil, questão que, ignorada até a década de 30, manchava nossa tradição republicana e impedia qualquer tipo de contrato real entre governantes e governados. Partindo de tal posicionamento, assinale as alternativas abaixo como verdadeiras ou falsas:
Embora contemplados pela Constituição de 1891, voto e representação estavam dissociados na prática política. VERDADEIRA
O Estado liberal implantado em 1891 foi incapaz de aperfeiçoar o instituto da representação política. VERDADEIRA
Contemplados pela Constituição de 1891, voto e representação estavam fortemente consolidados na prática política em 1930. FALSA
O governo Vargas consolidou a República, ao resolver a questão social. VERDADEIRA
Os preceitos constitucionais instituídos com a República foram assiduamente distorcidos e ignorados pelas oligarquias. VERDADEIRA
Explicação: