ENEM, perguntado por mariaantonietaa6417, 6 meses atrás

Andrea tem gastrite e está sentindo muita dor e ardência na região do esôfago e estômago. O ácido clorídrico secretado pelas células parietais do estômago transporta o íon h+ através de suas membranas pela ação da bomba na+k+atpase (bomba de prótons), liberando ácido clorídrico no estômago para digestão. Considerando essa questão, julgue as afirmativas a seguir: i. Os medicamentos envolvidos na inibição ou bloqueio da secreção ácida envolvem somente os antiácidos. Ii. A inibição da secreção ácida gástrica precisa agir em receptores de gastrina e histamina tipo h2 para liberar ácido clorídrico. Iii. Todo estímulo via histamina (receptor h2), acetilcolina (receptor m3) e gastrina (receptor de células g) resulta no aumento de secreção de prótons h. Iv. Os antiácidos, como os sais de alumínio (al3+) e magnésio (mg2+), são usados na dispepsia não ulcerativa e no tratamento da doença do refluxo gastroesofágico. V. Na doença do refluxo gastroesofágico, o conteúdo gástrico com ph baixo vai para a região do esôfago lesando a mucosa esofágica. É correto afirmar que:.

Soluções para a tarefa

Respondido por juliana81862765
4

Resposta: letras C

Somente as afirmativas 3 4 e 5

Explicação:

Respondido por marigiorgiani
2

Considerando a gastrite de Andrea e a dor e ardência que sente na região do esôfago e estômago, somente as afirmativas III, IV e V estão corretas.

A afirmativa I está errada, porque no tratamento da doença do Refluxo gastroesofágico, utiliza-se as seguintes classes de medicamentos: Bloqueadores do receptor H2 de histamina (BH2); Inibidores da Bomba de Prótons (IBP); antiácidos.

A afirmativa II está errada porque os inibidores da secreção gástrica não atuam em receptores de gastrina, mas apenas em receptores H2 de histamina nas células parietais gástricas. Assim, inibem uma das três vias de estímulo neuroendócrino à secreção ácida. Essas três vias de secreção de prótons H+ estão descritas corretamente na afirmativa III.

A afirmativa IV está correta, pois os antiácidos (ex.: hidróxido de alumínio e/ou magnésio) neutralizam diretamente a acidez do suco gástrico, sem interferir na secreção cloridropéptica das células parietais. Logo, NÃO são úteis no tratamento prolongado da DRGE, pois seu efeito é de curta duração (cerca de 2h). São sintomatológicos. É importante lembrar que formulações contendo magnésio devem ser evitadas em portadores de doença renal crônica, pelo risco de causar hipermagnesemia

E a afirmativa V está correta porque a DRGE está diretamente relacionada com a esofagite erosiva, pois o conteúdo gástrico ácido reflui para o esôfago, causando erosões na mucosa e podendo evoluir para câncer.

Continue estudando sobre doenças como o refluxo em https://brainly.com.br/tarefa/5281213

Anexos:
Perguntas interessantes