Psicologia, perguntado por guibbsilva, 1 ano atrás

Anderson, da Escola de Houston-Galveston, em seu artigo “Uma Reflexão sobre a Colaboração Cliente-Profissional”, mostrou que buscava nas vozes dos usuários um convite para a reflexão sobre a relação usuário-profissional e maneiras de ativar e avaliar a posição colaborativa dos envolvidos. A partir dos resultados, observou que é possível olhar para si próprio, como pessoa e profissional e para o outro (usuário) de forma a favorecer o diálogo, valorizando a escuta do usuário. Ao longo de anos a autora se interessou em entrevistar os clientes e valorizar os conselhos pragmáticos dos mesmos, em especial quando lhes perguntava a respeito de suas experiências relativas aos tratamentos bem-sucedidos ou malsucedidos, e que incluísse sua experiência com os profissionais que os estava atendendo naquele momento (ANDERSON, 1996; ANDERSON e GOOLISHIAN, 1998 apud COSTA, 2018).”

COSTA, J. S., CESAR, C. F. TERAPIA FAMILIAR SISTÊMICA. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional, 2018.



Tomando como referência, as sugestões e conselhos dos usuários/clientes, quando são convidados a participar dos cuidados de suas questões (saúde, relacionamento, dilemas) levando-os a um lugar em que possam se unir com o terapeuta de modo que seja útil para suas vidas, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas:

( )Tentando entender - Ficar sincronizado se refere a que o profissional e o usuário podem fazer uma caminhada lado a lado, escolhendo o caminho juntos, ao invés do profissional conduzir o usuário quer puxando-o para frente quer empurrando-o por trás.
( ) Manter o sincronismo - Os usuários dizem que eles querem ser compreendidos ou querem ao menos sentir que o profissional está tentando compreende-los.
( )Confiança e crença – Um usuário conta como ele não sentia “confiança psicológica” nos profissionais, e como percebia pela linguagem corporal destes, que não acreditavam nele.
( )Mantendo a coerência - O usuário comenta sobre os profissionais que se distraiam com os detalhes, portanto nunca realmente “ouviam” sua história, e aqueles que desistiam do assunto de modo que perdem aquilo que é importante.
( )Escutar e ouvir – Envolver-se, mostrar respeito e considerar aquilo que o usuário tem para dizer. Reconhecer o valor do conhecimento que o usuário tem de si mesmo, sobre a sua doença e seus sintomas.



Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Escolha uma:

Soluções para a tarefa

Respondido por tirrite1
62

Resposta:

F – F – V – V – V

Explicação:

corrigido pelo AVA

Respondido por genisantosj
3

Resposta:

F F V V V

Explicação:

Perguntas interessantes