Andar pelas ruas e ouvir um comentário obsceno sobre o seu corpo é um elogio? Ouvir uma cantada no ambiente de trabalho é algo natural? Ser “encoxada” no transporte público faz mesmo parte da rotina das grandes cidades? A resposta para todas essas perguntas é NÃO. Tudo isso é assédio sexual.
O que é assédio sexual?
O assédio sexual é uma manifestação sensual ou sexual, alheia à vontade da pessoa a quem se dirige. Ou seja, abordagens grosseiras, ofensas e propostas inadequadas que constrangem, humilham, amedrontam. É essencial que qualquer investida sexual tenha o consentimento da outra parte, o que não acontece quando uma mulher leva uma cantada.
importante conhecer os tipos de assédio:
Assédio sexual: O assédio caracteriza-se por constrangimentos e ameaças com a finalidade de obter favores sexuais feita por alguém de posição superior à vítima. (conforme art. 216-A. do Código Penal)
Importunação ofensiva ao pudor: é o assédio verbal, quando alguém diz coisas desagradáveis e/ou invasivas (as famosas “cantadas”) ou faz ameaças. Tais condutas também são formas de agressão e devem ser coibidas e denunciadas. (Conforme Art. 61 da Lei nº 3688/1941)
Estupro: tocar as partes íntimas de alguém sem consentimento também pode ser enquadrado como estupro, dentre outros comportamentos. (Conforme Art. 213 do Código Penal: Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso)
Ato obsceno: é quando alguém pratica uma ação de cunho sexual (como por exemplo, exibe seus genitais) em local público, a fim de constranger ou ameaçar alguém. (Conforme Art. 233 do Código Penal)
Em relação à temática do assédio sexual contra a mulher e considerando o trecho acima apresentado, é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. O assédio sexual acontece entre pessoas de posições iguais, por consentimento de ambas.
b. O assédio sexual é uma dinâmica cultural presente em populações mais comunicativas e que respeitam as mulheres.
c. O assédio sexual não deixa de ser uma responsabilidade da mulher já que não raro as insinuações partem dela, já que são elas que têm posições mais privilegiadas em nossa sociedade em relação aos homens.
d. O assédio sexual destaca as qualidades da mulher com elogios e possibilidades de promoções.
e. O assédio sexual coloca a mulher como objeto sexual passivo ou como vítima do poder dos homens. CORRETO
Mulheres que alcançam altos cargos de chefia são utilizadas como “vitrine” ou “mascote”. Pesquisa em universidade americana aponta que se uma empresa já possui uma mulher como CEO, a chance de possuir a segunda se reduz em 50%
A dificuldade da mulher de acessar a cargos de alta chefia em grandes corporações ocorre especialmente como decorrência:
Escolha uma:
a. Da tendência natural (e não cultural) das mulheres em trabalhos mais leves.
b. Da inata intelectualidade masculina aguçada para os negócios, coisa que nenhuma mulher possui.
c. Da divisão sexual do trabalho que agrega uma carga de responsabilidade financeira maior para a mulher em relação ao homem.
d. Da desigualdade das relações de gênero existente na sociedade. CORRETA
e. Da mulher ter menos anos de estudos que o homem.
Soluções para a tarefa
O “segundo sexo” foi escrito num momento em que não havia um movimento feminista organizado que pudesse oferecer suporte a Beauvoir. Tornou-se uma referência para o feminismo que florescia em décadas posteriores. A tese principal dessa obra, publicada em dois volumes [...] .............
O texto apresentado trata-se de:
c. Uma abordagem feminista sobre a condição da mulher na sociedade.
Observe a imagem acima. Um dos principais fatores que estimulou a implementação de políticas públicas para mulheres, dentre as quais, as Delegacias das Mulheres (Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher – DEAM), diz respeito especialmente à:
a. Violência contra a mulher.
O poder, nas suas várias interfaces sempre foi e continua sendo essencialmente masculino. Do ponto de vista histórico, a partir das décadas finais do século XX, as relações simbolicamente construídas entre os sexos foram abaladas nas suas estruturas pela emergência de um lado social feminino que rejeitou as noções solidificadas dos conceitos de superioridade e inferioridade..
e. Das desigualdades das relações de gênero.
Como a questão de gênero é tratada nas aldeias?
Falar de violência contra a mulher é falar também sobre a desigualdade de gênero. Mas novamente, o tema ganha diferentes nuances quando se trata das comunidades indígenas.
c. Com papéis muito bem definidos entre homens e mulheres, havendo um compartilhamento de decisões.
Os limites da Lei Maria da Penha para as indígenas
Apesar dos esforços de projetos como o do Nudem, a aplicação da lei que tipifica a violência doméstica como crime ainda está longe de atender às necessidades das indígenas.
d. Uma “Lei branca”, pertencente a um contexto urbano com uma dinâmica social muito diferente das comunidades indígenas.
No conceito de Kergoat,
A divisão sexual do trabalho é a forma de divisão do trabalho social decorrente das relações sociais de sexo; essa forma é historicamente...........
A _______________ do trabalho (...) atravessa todo o tecido social e incide tanto no trabalho doméstico e reprodutivo como no trabalho propriamente produtivo; ela é resultante _________________________.
b. divisão sexual – das relações sociais de sexo.
O drama do 'armário duplo': a violência 'invisível' entre casais do mesmo sexo
Especialistas dizem que violência em relacionamentos de pessoas do mesmo sexo é mais frequente do que se imagina, mas continua sendo tradada como tabu.
Por BBC
05/05/2017 08h10 Atualizado 05/05/2017 08h10
Erica é argentina e tinha 21 anos quando começou sua primeira relação com outra mulher, que era sete anos mais velha que ela. Pouco a pouco, ela se viu presa num círculo de isolamento e de controle asfixiante.
c. Sim, porque a lei no 11.340/2006 se aplica a toda mulher, independentemente da orientação sexual.
Mulheres que alcançam altos cargos de chefia são utilizadas como “vitrine” ou “mascote”. Pesquisa em universidade americana aponta que se uma empresa já possui uma mulher como CEO, a chance de possuir a segunda se reduz em 50%.
e. Da desigualdade das relações de gênero existente na sociedade.
Andar pelas ruas e ouvir um comentário obsceno sobre o seu corpo é um elogio? Ouvir uma cantada no ambiente de trabalho é algo natural? Ser “encoxada” no transporte público faz mesmo parte da rotina das grandes cidades? A resposta para todas essas perguntas é NÃO. Tudo isso é assédio sexual.
a. O assédio sexual coloca a mulher como objeto sexual passivo ou como vítima do poder dos homens.
Diante do exposto, marque V (verdadeiro) ou F (falso) para as assertivas a seguir.
( ) Toda gestante tem direito a receber do governo valores suficientes para cobrir as despesas adicionais do período de gravidez, e que sejam dela decorrentes, até o parto.
( ) Toda mulher em situação de violência tem o direito do atendimento emergencial, integral e multidisciplinar e, sendo necessário, os serviços de assistência social também.
( ) Todo empregador está autorizado a exigir atestados de gravidez ou quaisquer outros de objetivo discriminatório para fins de admissão ou manutenção do emprego de mulheres.
( ) Toda mulher tem direito a acompanhamento especializado durante a gravidez, como exames e consultas médicas.
( ) Toda mulher tem direito ao planejamento família e a receber informações sobre métodos e técnicas para a prevenção da gravidez, por exemplo.
d. F– V – F – V – V.
* Mulheres que alcançam altos cargos de chefia são utilizadas como “vitrine” ou “mascote”... resposta é: Da desigualdade das relações de gênero existente na sociedade.