Anatomia do sistema renal.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Cada rim é revestido por três camadas de tecido: a fáscia renal, a cápsula adiposa e a cápsula fibrosa.
A anatomia interna dos rins é dividida em duas zonas, o córtex e a medula renal.
O córtex renal corresponde à camada mais externa, logo após a cápsula fibrosa do rim. O córtex apresenta coloração avermelhada e textura lisa.
No córtex renal são encontrados os néfrons. O néfron é a unidade funcional básica do rim, responsável pela formação da urina. Cada rim possui milhares de néfrons.
A medula renal apresenta coloração marrom-avermelhada. Basicamente, a medula consiste em 8 a 18 estruturas cuneiformes, as pirâmides renais.
As pirâmides renais são agrupamentos de ductos que coletam a urina formada nos néfrons. A base das pirâmides é voltada para o córtex e o ápice para a medula. No vértice de cada pirâmide localiza-se a papila renal.
Cada papila é envolvida pelo cálice menor que se reúnem e formam os cálices maiores. Do cálice renal maior, a urina é drenada para a pelve renal, onde é lançada toda a urina produzida no rim. Da pelve renal, a urina atinge o ureter até chegar à bexiga urinária.
Quanto à anatomia externa, observa-se uma região superior, onde encontra-se a glândula supra renal, e inferior. Na região mediana encontra-se o hilo, uma fenda vertical. Do hilo partem a artéria renal, a veia renal e o ureter.
Explicação:
Segue algumas imagens para te ajudar a compreender melhor!
Espero ter ajudado, bons estudos!