Anatol Rosenfeld, um importante estudioso da cena teatral brasileira, faz no trecho abaixo uma síntese que explica as motivações para o emprego de recursos narrativos na dramaturgia que, segundo ele, começa a ser realizada no Brasil ao fim da década de 50 do século XX. O uso de recursos épicos por parte de dramaturgos e diretores teatrais não é arbitrário, correspondendo, ao contrário, a transformações históricas que suscitam o surgir de novas temáticas, novos problemas, novas valorações e novas concepções de mundo. (ROSENFELD, Anatol: O teatro épico. São Paulo: Perspectiva, 1985, p. 12.) Considerando o trecho citado e a leitura integral de Morte e Vida Severina, Auto de Natal Pernambucano, de João Cabral de Melo Neto, e Eles não usam Black-tie, de Gianfrancesco Guarnieri, assinale a alternativa correta. a) O auto de João Cabral de Melo Neto utiliza o verso e recursos da tradição oral popular do Nordeste para reforçar o caráter religioso da peça, excluindo indícios de crítica social aos problemas regionais. b) O conflito entre pai e filho em Eles não usam Black-tie transpõe para o ambiente cotidiano de uma família os conflitos e impasses da classe operária diante dos desmandos dos patrões. c) A peça de Guarnieri faz referências à cultura e ao ambiente da favela, incluindo até letras de sambas antigos, o que reforça a imagem idealizada do morro e da figura do malandro. d) Morte e vida Severina utiliza versos de metrificação idêntica em todo o texto, o que prejudica o ritmo musical e melódico, ao contrário do que se observa na peça de Guarnieri. e) Os personagens da peça de Guarnieri são considerados alegóricos, porque não apresentam conflitos psicológicos, enquanto os de João Cabral são personagens individualizados e diversos entre si.
#UFPR
#VESTIBULAR
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
A afirmativa correta é a (B), visto que o conflito entre pai e filho em Eles não usam Black-tie transpõe para o ambiente cotidiano de uma família os conflitos e impasses da classe operária diante dos desmandos dos patrões.
Anatol Rosenfeld foi um importante estudioso da cena teatral brasileira, em que sua obra apresenta uma síntese explicativa das motivações para o emprego de recursos narrativos na dramaturgia.
De forma que a utilização de recursos épicos por parte de dramaturgos e de diretores teatrais que não é arbitrário. Considerando o trecho apresentado no enunciado da questão, temos que o conflito entre pai e filho em Eles não usam Black-tie é maior que o ambiente cotidiano familiar.
Bons estudos!
Perguntas interessantes