Analogia e Metáfora Diferenças?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Por ter um caráter mais subjetivo, a metáfora costuma estar envolvida em textos literários, nos quais é possível trabalhar com a ideia de transposição de sentidos. Apesar disso, nada impede que a metáfora seja utilizada em outros contextos para enriquecer a sua narrativa. Nem sempre nos damos conta, mas muitos de nós utilizamos esse recurso em nossa comunicação oral constantemente, o que demonstra ótimo domínio do idioma.
Afinal, dizer, por exemplo, “aquela mulher é uma leoa” requer uma análise mais aprofundada de quem diz a frase, mas também de quem a escuta. Utilizar uma metáfora requer que o contexto da frase ajude o nosso interlocutor a entender o sentido que queremos apresentar com o uso da figura de linguagem.
A analogia também demanda atenção no uso. Ao contrário da metáfora, ela é mais objetiva e, para fazer sentido, necessita de uma explicação razoável e um bom entendimento das características que unem as duas ideias comparadas.
Se dissermos, por exemplo, “a mãe é como uma leoa: ambas lutam com todas as forças para proteger suas crias”, devemos estar seguros de que as leoas realmente têm o comportamento indicado como equivalente ao da mãe. Do contrário, o argumento pode ser falho ou até mesmo manipulador.