Artes, perguntado por maynaranayeli01, 10 meses atrás

Analize A Musica "Burguesia De Cazuza"?

Soluções para a tarefa

Respondido por canalleyla
3

A burguesia fede! Um poeta rebelde antes do adeus afirmou. Agenor de Miranda Araújo Neto, Cazuza, nasceu na Cidade do Rio de Janeiro em 4 de abril de 1958 e morreu no dia 7 de julho de 1990 com 32 anos.

Do primeiro disco com o Barão Vermelho em 1982 ao último gravado em 1989, não é só refinamento do poeta que é visto. Mas sim o amadurecimento político de Cazuza.

O primeiro disco, com o nome de Barão Vermelho trouxe músicas como Down em mim e Todo amor que houver nessa vida, que tem uma visão subjetiva interna do poeta. No segundo disco de 1983, Barão Vermelho 2, aparece a música Pro dia nascer feliz, sucesso do grupo, tocada no primeiro Rock in Rio em 1985 e regravada por diferentes interpretes.

No ano de 1984, em seu último disco com o Barão Vermelho, que teve como nome Maior Abandonado, trouxe como sucessos, Maior Abandonado, Por Que a Gente é Assim? e Bete Balanço, música tema do filme com o mesmo nome, dirigido por Lael Rodrigues.

Em 1985, Cazuza inicia sua carreira solo e lança seu primeiro disco com o nome Exagerado, que possui como sucessos “Exagerado”, “Mal Nenhum” e “Codinome Beija-flor”.

O disco Só se for a dois foi lançado em 1987, com destaque para as músicas “O Nosso Amor a Gente Inventa (Uma Estória Romântica)”, “Solidão, que nada” e “Ritual”.

A virada do poeta do amor ao político começa em Um trem das estrelas .

Em 1987, Cazuza descobriu que era portador do vírus HIV. Partiu atrás de tratamento na cidade Boston, no New England Hospital, voltando ao Brasil em dezembro de mesmo ano e começando a trabalhar em seu novo álbum. Diferente dos outros trabalhos que tinham como o enfoque o artista, a vida e o amor, os novos trabalhos tinham a reflexão a vida, a política, o Brasil, a Ideologia e a revolução.

Cazuza declarou que a mudança começou com a composição “O trem das estrelas” que compôs com Gilberto Gil para o filme homônimo de Cacá Diegues, que inclusive participou como ator.

Em entrevista ao Jornal da Tarde, no dia 04 de março de 1988, declarou sobre essa mudança. “Eu achava que não podia falar sobre política, por não ser uma pessoa política. Eu tinha muito preconceito em falar no plural, achava que só falava bem do meu mundinho. Isso começou a mudar quando fiz a letra de Um trem pras Estrelas, com a música do Gil, a partir do roteiro do filme de Cacá Diegues. Depois conversando com mil pessoas, inclusive Gil, pensei por que não mostrar a minha visão, por mais ingênua que ela seja? Não sei quanto é a dívida externa, qual é o rombo das estatais… não estou por dentro destas coisas, tenho uma visão romântica, mas a maioria da população também deve ter uma visão ingênua, então por que não me posicionar?”

A composição fala da situação das pessoas que vivem em busca “dos salários de fome” e denuncia com a estrofe que faz referência ao nome do filme, “Num trem pras estrelas / Depois dos navios negreiros / Outras correntezas”, colocando que o transporte da miséria continua não nos navios que trouxeram escravos da África, mas nos meios de transporte que levam à miséria a busca de seus empregos “para não desistir dos seus salários de fome”.

Perguntas interessantes