História, perguntado por Myrelle11, 1 ano atrás

Análise sobre napoleão mito do herói ?

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por ferretti
1
Bom dia!

A ideia de se explicar a história somente com base nos grandes nomes e feitos é, pelo menos desde o início do século XX, criticada pelos filósofos e teóricos da ciência história. Com a ascensão do que se conhece por Escola dos Annales, uma nova gama de fontes e perspectivas tomou a noção História e colocou seus verdadeiros agentes como protagonistas: seria Marx a síntese dos operários ingleses, ou os próprios operários é que representam mais fielmente sua vida?

Pensar Napoleão nesse sentido é reconhecer sua importância histórica mas sem negar que sua atuação não foi como de um herói solitário, mas como um comandante cercado por conselheiros, chefes militares, soldados, homens e mulheres. Os trabalhadores que produziam as armas e que mantinham a França funcionando, não significam nada? Claro que significam!

Dessa forma, a noção de herói deve ser colocada em xeque, e analisada sobre uma perspectiva mais ampla: reconhecer a importância do General, mas sem negar o valor histórico dos outros componentes dessa peça marcante do passado humano na terra.

Abraços
 
Perguntas interessantes