Português, perguntado por diegoaquinonava, 1 ano atrás

Análise semântica da música Fábrica Legião Urbana

a) a letra dessa música critica um sistema sócio-econômico. Que sistema é esse? De duas principais características e encontre na letra exemplos de combate ao mesmo.

b) considerando todo o contexto da letra interpretem e expliquem como vocês entenderam os seguintes versos:
"De onde vem a indiferença
Temperada a ferro e fogo?
Quem guarda os portões da fábrica?"

c) análise o jogo de palavras ( utilizando cores) destacado nos versos. Explique o sentido desses versos.
" o céu já foi Azul mas agora é cinza
E o que era Verde aqui já não existe mais"

D) sendo o título da música fábrica faça uma análise da relação entre esse título e o protesto apresentado ao longo da letra.

É) analise as variedades linguísticas utilizadas na letra (linguagem formal e informal gírias jargões etc). Qual o tipo de linguagem predominante ? A escolha por esse tipo de linguagem apresenta relação com o contexto ou com o público-alvo? Justifiquem sua resposta utilizando elementos do texto.

Soluções para a tarefa

Respondido por Liziamarcia
36
1-A ) crítica o sistema de trabalho dos patrões e operários nas fábricas . CARACTERISTICAS -- pede que o trabalho dos operários seja honesto em vez de escravidão " Eu quero um trabalho honesto em vez de escravidão " ----Os operários pedem que o dia deles chegará e que a vez deles também através dos direitos humanos " " Nem direitos nem humanos .... Nao épedir demais .... Quero justiça ....."B -) estes versos falam que os patrões são indiferentes e desprezam os operários que trabalham com afinco , arduamente as fábricas .O " ferro e fogo é o modo que os operários são tratados lá . Oa GUARDAS dos PORTÕES são os porteiros que vigiam os portões são as pessoas que abrem e fecham a entrada da fábrica Também usando o ferro e o fogo . C- ) " O Ceu já foi AZUL agora é cinza" --> é a poluição que a fábrica causa //// O que era VERDE aqui já nao existe mais " --> a falta das matas e o desmatamento .-/-/-/-/-D-) FÁBRICA -->a música usa Uma metáfora sobre a fábrica , onde os operários lutam e protestam contra a situação do Brasil que nunca muda . Quando os operários falam NOSSO DIA VAI CHEGAR E TEREMOS A NOSSA VEZ eles estão indagando o que seria da industrialização do Brasil após a ditadura , em 1986 e o que a redemocratização brasileira iria fazer pela nossa industrialização .-/-/-/-E -) a linguagem é formal é a predominante não encontrei gírias . O público alvo da música eram as pessoas que combatiam e viviam os desmandos da ditadura , os sindicalistas que combatia os patrões que não ouvia seus apelos " eu quero um trabalho honesto / em vez da escravidão "
Perguntas interessantes