Contabilidade, perguntado por renatachriscosat, 11 meses atrás

Analise os trechos abaixo, retirados do Relatório de Impacto Ambiental realizado para o projeto de transposição do rio São Francisco: I. “Embora o abastecimento doméstico do Nordeste Setentrional possa, em parte, ser suprido com os açudes existentes, o fato é que, em algumas bacias, o comprometimento com os outros usos da água vai se tornando crítico. A prioridade dada ao consumo humano, como não poderia deixar de ser, interfere nas atividades produtivas da população rural e até nas indústrias.” II. “O Projeto de Integração foi planejado procurando atender ao maior número de pessoas possível. Os estudos ambientais e de inserção regional do Projeto identificaram que boa parte da população residente nas proximidades dos locais onde serão construídos os canais pratica uma agropecuária de subsistência. Por conta disso, serão instalados pontos de captação de água e chafarizes no curso dos canais ao longo das várzeas.” (Disponível em: . Acesso em: 27 jun. 2017) Analisando os trechos apresentados, é possível afirmar que: Escolha uma: a. O abastecimento das localidades com pouco acesso à água irá viabilizar a agricultura irrigada de pequenos produtores, que sofrem com perdas de produção nos anos secos. b. A agricultura corresponde ao setor que mais utiliza as águas do rio São Francisco, sendo mais relevante do que as usinas hidrelétricas em termos de preocupação em impactos ambientais. c. A diminuição da produção agrícola na região Sudeste é uma das queixas e preocupações referentes à diminuição da disponibilidade das águas do rio São Francisco. d. As águas do rio São Francisco atendem a diversos usos, dentre os quais, nos trechos I e II, se destaca a geração de energia elétrica. e. A redução na produção agrícola após a transposição será de grande impacto ao aquífero do São Francisco, gerando perdas econômicas à região.

Soluções para a tarefa

Respondido por Kfranco23
1
A alternativa correta é:

a. O abastecimento das localidades com pouco acesso à água irá viabilizar a agricultura irrigada de pequenos produtores, que sofrem com perdas de produção nos anos secos. 

Nos trechos I e II podemos encontrar pontos que nos confirma essa resposta:
'"
A prioridade dada ao consumo humano [...] interfere nas atividades produtivas da população rural e até nas indústrias" / "[...]  identificaram que boa parte da população residente nas proximidades dos locais [...] pratica uma agropecuária de subsistência. Por conta disso, serão instalados pontos de captação de água e chafarizes no curso dos canais ao longo das várzeas".

Em outras palavras, tanto a água para o consumo humano, que é a prioridade, quanto a água para o trabalho com a agricultura será acessível. É um projeto que atenderá ambas as partes.
Perguntas interessantes