Analise os textos a seguir:
Texto 01 Fonte: Disponível em: .
Texto 02
“Essa relação necessária que se estabelece entre duas palavras, uma das quais serve de complemento a outra, é o que se chama de REGÊNCIA. A palavra dependente denomina-se REGIDA, e o termo a que ela se subordina, REGENTE. (CINTRA; CUNHA, 2001, p. 516) CINTRA, Luís F. L.; CUNHA, Celso. Nova Gramática do Português Contemporâneo. 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.
Com base nos textos, considerando os conceitos de regência verbal e nominal, é correto afirmar que:
Resposta: (A) no texto 01 não há casos de regências.
(B) a relação entre o termo ter e a expressão “algum tipo de dependente” no primeiro balão expressa um exemplo de regência nominal.
(C) na charge acima, a expressão “algum tipo de dependente” é o objeto indireto do verbo ter, pois o termo “algum” é uma preposição.
(D) no título, o termo regido é “Dúvidas” e o termo regente é “Do Imposto de Renda”.
(E) no caso da regência verbal e nominal, existe uma relação de dependência entre um termo regente e um termo regido.
Soluções para a tarefa
Mesmo sem ter a foto da charge, é possível responder a sua tarefa. Vamos analisar cada item.
(A) Falso - É impossível qualquer texto não ter casos de regência, seja nominal ou verbal.
(B) Falso - Provavelmente a frase é "tem algum tipo de dependente". Então, é um caso de regência verbal, pois o termo regente é o verbo "ter" (tem o quê? algum tipo de dependente).
(C) Falso - A expressão "algum tipo de dependente" é objeto direto, pois não há preposição entre ela e o verbo regente.
(D) Falso - Provavelmente o título é "Dúvidas do imposto de renda". Assim, o termo regente é "dúvidas", pois é o termo que pede complemento (dúvidas do quê?); e o termo regido é "do imposto de renda", pois complementa o sentido do nome.
(E) Verdadeiro - O termo regido depende do termo regente e vice-versa. Por exemplo, se eu falo "gosto de sorvete", o verbo é o termo regente e "de sorvete" é o termo regido, e um depende do outro para que a frase tenha sentido. Se um dos dois for eliminado, a frase perde o sentido.
Alternativa E.