Português, perguntado por segundomedio02, 8 meses atrás

Analise os seguintes períodos:
I Pedro, que era advogado, chegou para defende-lo das acusações.
II Essa cantora de que falo era uma mulher otimista e batalhadora.
III Existem problemas no setor que devem ser investigados pela PF.
Conclui-se, então, que:
a) Todos os períodos podem ser classificados como oração subordinada adjetivas restritivas.
b) Em II, existe um erro, segundo a norma-padrão da Língua Portuguesa, de regência verbal.
c) Em I, temos uma oração subordinada adjetiva restritiva.
d) Todos os períodos podem ser classificados como orações subordinadas adjetivas explicativas.
e) Em III, o pronome relativo “que” introduz uma oração subordinada adjetiva restritiva.

Soluções para a tarefa

Respondido por biancacaricati
0

Resposta:

A resposta correta é a letra E.

Explicação:

Para resolver esta questão, é preciso retomar os conceitos de oração subordinada adjetiva restritiva e de oração subordinada adjetiva explicativa.

A oração subordinada adjetiva restritiva é aquela em que há uma especificação do elemento antecedente, delimitando seu sentido. Nesse tipo de oração, não são usadas vírgulas para separar o elemento descrito de sua descrição. Por exemplo:

A mulher que parecia assustada entrou na sala.

Essa é uma oração composta, pois há dois núcleos verbais (parecia e entrou). Portanto, podemos separar o período em:

Oração principal: A mulher entrou na sala

Oração subordinada: que parecia assustada

Há, nesse período, uma descrição do sujeito (a mulher). Portanto, é uma oração subordinada adjetiva, já que adjetivos são usados para fazer descrições. A descrição do sujeito "a mulher" é "que parecia assustada". O que a frase quer dizer é que aquela mulher (a que parecia assustada) foi a que entrou na sala - e não outra mulher. Portanto, o sentido da frase é delimitado por essa descrição.

A oração subordinada adjetiva explicativa é aquela que insere uma explicação sobre o elemento antecedente. Essa explicação aparece intercalada no período, entre vírgulas. Por exemplo:

A mulher, que parecia um pouco assustada, entrou na sala.

Essa é uma oração composta, pois há dois núcleos verbais (parecia e entrou). Portanto, podemos separar o período em:

Oração principal: A mulher entrou na sala

Oração subordinada: que parecia um pouco assustada

A oração "que parecia um pouco assustada" foi inserida para dar uma explicação, e não para restringir o sentido do sujeito "a mulher". Essa explicação, inclusive, poderia ser dispensada, uma vez que não é usada para restringir o sentido da oração. Se a frase fosse, simplesmente, "A mulher entrou na sala", não haveria perdas significativas do sentido pretendido pelo falante, que busca enfatizar a ação (entrar na sala), e não uma característica (parecer assustada).

Na  frase "Existem problemas no setor que devem ser investigados pela PF", o elemento a ser caracterizado é "problemas no setor". O que o falante quer dizer com "que devem ser investigados pela PF" é que há problemas específico. Não significa que todos os problemas devam ser investigados pela PF. Portanto, há uma delimitação no sentido de "problemas no setor", uma vez que o falante se refere apenas àqueles que devem ser investigados pela PF, e não a outros problemas. Essa delimitação é inserida a partir do pronome que ("que devem ser investigados pela PF"), que faz a ligação entre as duas partes da oração composta. Por isso, trata-se de uma oração subordinada adjetiva restritiva.

A alternativa A é incorreta, pois a oração I é uma oração subordinada adjetiva explicativa, já que o trecho "que era advogado" está entre vírgulas.

A alternativa B é incorreta, pois não são verificados erros ou desvios da norma-padrão na oração, que utiliza corretamente a expressão "de que", uma vez que quem fala, fala de algo/alguém.

A alternativa C é incorreta, pois a oração I é uma oração subordinada adjetiva explicativa já que o trecho "que era advogado" está entre vírgulas.

A alternativa D é incorreta, pois as orações II e III são orações subordinadas adjetivas restritivas, já que inserem características que delimitam o sentido do termo antecedente (em II, "de que falo" delimita o sentido de "Essa cantora"; em III, "que devem ser investigados pela PF" delimita o sentido de "problemas no setor").

Perguntas interessantes