Analise os materiais de estudo a seguir:
Desastre de Mariana: a vila de pescadores onde não se pode pescar.
Quando o pescador Leone Carlos soube do rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, escutou a notícia como mais uma manchete triste do jornal, sem saber que, dias depois, essa tragédia também seria sua. Leone vive em Regência, uma pequena vila de pescadores do Espírito Santo, a 120 km de Vitória, onde o Rio Doce desemboca no Oceano Atlântico. O local exato onde a onda de rejeitos proveniente da mineradora Samarco – após percorrer mais de 600 km durante 17 dias — se encontrou com o mar, matando peixes e paralisando as principais fontes de renda da comunidade. Desde então, a pesca no local foi proibida e os sonhos do pescador foram interrompidos.
Com a proibição da pesca, Ausimara Passos e o marido, Seu Flôr, tiveram que fechar as portas da peixaria que funcionava há décadas. “Sinto muita falta de como era tudo antes. Agora só vivo do auxílio financeiro, está tudo muito parado. É tanta dúvida sobre a qualidade da água que não sei se algum dia vamos voltar a pescar”, lamenta.
A mancha de lama que tomou conta do mar, durante meses, afastou turistas e surfistas das praias da vila. Maria de Lourdes, que é dona de uma sorveteria, viu a clientela despencar. "Depois da lama, Regência mudou muito. Meu filho mesmo fechou uma padaria por falta de turista e alguns donos de pousada também resolveram ir embora", conta. [...]
Disponível em: . Acesso em: 07 fev. 2020.
Mapa de localização das barragens de mineração (rejeitos) inseridas na Política Nacional de Segurança de Barragens - data base 02/2019:
Fonte: Agência Nacional de Mineração. Disponível em: . Acesso em: 07 fev. 2020.
Tabela do potencial de risco das barragens de mineração:
Disponível em: . Acesso em: 07 fev. 2020.
Os rejeitos da mineração, infelizmente, fazem parte de um universo de impactos que esse setor causa ao meio ambiente e, consequentemente, à sociedade. Analisando as informações acima, sobre a atividade mineradora no Brasil, em especial, ao problema ambiental gerado pelo rejeito, avalie as afirmativas a seguir:
I - A geração de rejeito e sua retenção em barragens é hoje um procedimento seguro e não pode ser mais abordado como um problema ambiental.
II - Os problemas ambientais gerados pela mineração são compensados pelo grande desenvolvimento econômico que essa atividade traz à população.
III - Pelo mapa de localização das barragens de mineração, é possível observar as áreas de maior extrativismo mineral no Brasil, como os estados do Acre e de Roraima.
IV - É possível observar, em relação às barragens de mineração no Brasil, que não há meio termo, pois, predominam as barragens de classe A (alto risco) e de classe E (baixo risco).
V - Uma das áreas de maior concentração de barragens de mineração é em Minas Gerais, especificamente, no Quadrilátero Ferrífero, onde estava localizada a barragem do Fundão, que se rompeu.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
IV, apenas.
Alternativa 3:
V, apenas.
Alternativa 4:
I e II, apenas.
Alternativa 5:
II, III e V, apenas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
alternativa 4 II e II, apenas
Perguntas interessantes