Analise os mapas a seguir que mostram a circulação de massas de ar predominantes no inverno e no verão da região do Oceano Índico e do sul da Ásia.
A) Qual é o fenômeno climático representado nos mapas e como ele se manifesta em cada uma das estações do ano citadas?
B) De que modo a Cordilheira do Himalaia influi nesse fenômeno?
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) No Sul e Sudeste Asiático predomina o clima de monções.
b)Influencia pelas elevadíssimas altitudes, possui baixas temperaturas e neve durante todo o ano. As geleiras presentes no Himalaia são responsáveis pela alimentação de importantes rios da Ásia, como o Rio Ganges e o Rio Indo, especialmente no período de estiagem. O Himalaia funciona como uma barreira que impede que o ar frio do ártico chegue ao sul da Ásia, o mantendo temperaturas mais quentes do que ocorre em outras regiões temperadas do planeta. A barreira também impede que os ventos sazonais das monções sigam para o norte, propiciando uma grande ocorrência de chuvas torrenciais, principalmente na Índia.
Explicação:
a) O fenômeno é o das monções, que ocorrem com a circulação periódica de massas de ar que afetam principalmente as regiões sul e sudeste da Ásia . Durante o inverno do Hemisfério Norte (onde se situa quase toda a Ásia), as monções se deslocam da região central do continente (do Himalaia, por exemplo) para o Oceano Índico, caracterizando-se por um período de seca. No verão do Hemisfério Norte, a direção das monções se inverte, deslocando-se do oceano para o continente, o que provoca grande volume de chuvas e inundações.
b) Durante as monções de verão, a cordilheira barra o f luxo das massas de ar que, ao se elevarem para tentar ultrapassar a cadeia de montanhas, provocam condensação, seguida de contínuas e volumosas chuvas (chuvas orográficas ou chuvas de relevo).