Analise os exemplos do Microambiente a seguir.
Empresa: A Lanchonete “Doces e Doces” tem a seu favor o tradicionalismo da marca, mas houve uma grande perda do valor agregado, o que pode tornar os produtos substituíveis por outros. No entanto, vale ressaltar que sua gama de produtos é boa. Não há descontos ou benefícios de quaisquer tipos, resultando num preço que não sofre alterações e se sobressai em valor, em relação ao dos concorrentes. A gestão de comunicação não apresenta quaisquer características, sendo o mais fraca dentre todos os agentes que compõe a análise interna da empresa. No momento, a lanchonete não possui estratégias e objetivos de comunicação.
Fornecedores: Podemos citar as empresas que fornecem algumas das matérias-primas essenciais para a Lanchonete “Doces e Doces”. Os hortifruti vêm de pequenos produtores da região. Para os demais insumos, apontamos como principais fornecedores: Laticínios Leite Quente e Frigorífico Carne Boa. Ademais, existem também os fornecedores dos produtos de conveniência que são oferecidos no estabelecimento, além das bebidas alcoólicas e não alcoólicas.
Intermediários: Ao analisarmos esta variável, foi possível constatar que o consumidor final dos produtos da Lanchonete “Doces e Doces” é formado por famílias, da classe B e C e que residem nos bairros próximos à lanchonete. Outra característica é que adquirem os produtos para serem consumidos por eles próprios.
Concorrentes: Das empresas analisadas, duas estão no mercado a menos de cinco anos e as demais estão há mais de dez anos, isso comprova que são empresas consolidadas no mercado com um tempo considerável em suas atividades. Atendem um público variado: casais, homens, mulheres, jovens de diferentes classes sociais. Os concorrentes são empresas familiares e com poucos funcionários fazendo parte de suas equipes.
Está(ão) correto(s):
1 Somente a variável empresa.
2 Somente as variáveis empresa, fornecedores e concorrentes.
3 Somente as variáveis empresa e concorrentes.
4 Somente as variáveis empresa, intermediários e concorrentes.
5 Somente as variáveis fornecedores, intermediários e concorrentes.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Marca Coletiva
Marca coletiva é aquela destinada a identificar e distinguir produtos ou serviços provenientes de membros de uma pessoa jurídica representativa de coletividade (associação, cooperativa, sindicato, consórcio, federação, confederação, entre outros), de produtos ou serviços iguais, semelhantes ou afins, de procedência diversa (art. 123, inciso III, da LPI). A marca coletiva possui finalidade distinta da marca de produto ou serviço. O objetivo da marca coletiva é indicar ao consumidor que aquele produto ou serviço provém de membros de uma determinada entidade.
Portanto, podem utilizar a marca coletiva os membros da entidade detentora do registro, sem necessidade de licença de uso, desde que estejam previstos no regulamento de utilização da marca. Por sua vez, o titular da marca coletiva pode estabelecer condições e proibições de uso para seus associados, por meio de um regulamento de utilização.
Marca de Certificação
Marca de certificação é aquela usada para atestar a conformidade de um produto ou serviço com determinadas normas, padrões ou especificações técnicas, notadamente quanto à qualidade, natureza, material utilizado e metodologia empregada (art. 123, inciso II, da LPI). A marca de certificação possui finalidade distinta da marca de produto ou serviço. O objetivo principal da marca de certificação é informar ao público que o produto ou serviço distinguido pela marca está de acordo com normas ou padrões técnicos específicos.
Nos moldes da LPI, a marca de certificação deve ser utilizada somente por terceiros que o titular autorize como forma de atestar a conformidade do produto ou serviço aos requisitos técnicos; ou seja, destina-se apenas à certificação de terceira parte. Estando cumpridos os requisitos, o interessado está apto a incorporar em seu produto ou serviço a marca de certificação do titular do registro no INPI.
Cabe ressaltar que uma marca desta natureza não substitui nem dispensa os selos de inspeção sanitária ou o cumprimento de qualquer regulamento ou norma específica para produto ou serviço estabelecidos pela legislação vigente.
Obter uma marca de certificação não exime a responsabilidade de quem deve garantir a qualidade do produto ou serviço, que é o próprio fornecedor, assim definido no Código de Proteção e Defesa do Consumidor
Explicação: