Analise os excertos de textos a seguir: Texto 1: Em Alguns Problemas de Metodologia nas Ciências Sociais, de 1930, Boas critica as tendências que certas linhas de investigação tinham, na época, de explicar as complexidades da vida cultural baseando-se num único conjunto de condições ou causas. Assim, é contestada a redução da raça à cultura, combatendo a ascensão do racismo biológico tão comum à época. Também Boas nega ainda que as condições geográficas ou econômicas sejam determinantes da cultura: elas podem estimular as condições culturais existentes, mas não possuem força criativa. Para o ilustre antropólogo, qualquer dessas tentativas de desenvolver leis gerais de integração da cultura não seria cientificamente eficaz. Como alternativa à improdutiva obsessão por leis gerais, Boas sustenta que as ciências sociais devem se preocupar em analisar fenômenos, formas definidas. Na contramão de décadas de reconstruções especulativas, Boas redireciona o método antropológico para a unidade empírica “indivíduo” em sua relação à cultura envolvente, pavimentando o caminho para a emergência da escola Cultura e Personalidade. REIS, Nicole Isabel dos. Antropologia Cultural. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 10, n. 22, p. 355-357, jul./dez. 2004. Texto 2: O relativismo cultural é fruto do reconhecimento da incapacidade de mensurar a cultura de um grupo, assim como manifesta-se como uma crítica as abordagens evolucionistas, segundo as quais sociedades e culturas podiam ser classificadas das primitivas às avançadas. O relativismo social foi desenvolvido no seio da antropologia social, buscando romper com as comparações e a utilização de critérios independentes para emitir juízo de valor. Assim a cultura só pode ser considerada dentro de seu próprio contexto cultural. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Sociologia Geral. 7ª ed. Atlas: Sã Paulo, 2010. Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. A relativização, importante conce
Soluções para a tarefa
Pelo que foi dito sobre cultura nos dois textos, podemos dizer que a alternativa II está correta.
Ciências sociais e seus objetivos
Como explicado nos textos, as ciências sociais são um ramo da ciência cujo objetivo é estudar as relações sociais que existem nas demais culturas. Enquanto a ciência natural estuda o mundo natural, as ciências sociais estudam as relações culturais, sociais e humanas.
Você esqueceu de colocar as alternativas, mas creio que posso te ajudar: '' Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A relativização, importante conceito antropológico, evita o etnocentrismo.
PORQUE
II. O docente não deve empregar o conceito de relativização em sala, pois ele precisa uniformizar, ou seja, padronizar seu trabalho com os discentes.''
A alternativa II está correta, pois a relativização não evita o etnocentrismo, pelo contrário, ela diz que há uma etnia mais importante do que a outra. Mostrando assim que deve haver uma relação de padrão entre as demais culturas.
Para saber mais sobre ciências sociais, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/450206
#SPJ1