Filosofia, perguntado por mandamaria, 9 meses atrás

Análise os enunciados a seguir:

I. Hannah Arendt crítica a reflexão filosófica acerca do conceito de liberdade, sobretudo, a partir da filosofia cristã “inaugurada” por Paulo de Tarsos, por tê-lo compreendido como a manifestação de um “livre-arbítrio” e, assim transformado, a luta do ser humano contra um status quo que o oprime numa “luta interna” contra seus próprios desejos e poder.

II. Hannah Arendt observa que quem melhor compreendeu o conceito de liberdade vivenciada pelos gregos e romanos antigos foi Platão, isto porque, este filósofo ao defender que só é livre o indivíduo que possui o autogoverno sobre as “almas” concupiscente e irascível pela alma racional gera as virtudes da moderação, da coragem, da prudência e da justiça.

III. Hannah Arendt defende que a liberdade é um fenômeno cientificamente corroborado por meio de teste laboratoriais, por isso, ela cita no texto que a maior prova da existência da liberdade no mundo físico em si mesmo é o surgimento do universo, da vida e do ser humano, mostrando-se que na natureza a regra é mutação e a transformação, enquanto, excepcionalmente, ocorre a repetição padronizada dos fenômenos no mundo físico.

IV. A pressuposição da liberdade é uma condição fundamental para que possamos pensar a ética, a moral e a lei e, a partir, desta pressuposição ocorre a responsabilização tanto da pessoa física quanto da pessoa jurídica que pratica uma ação contrária aos princípios éticos, aos comportamentos morais e ao sistema legal adotado por uma dada sociedade humana.

V. Num Estado de Direito não é possível responsabilizar uma pessoa jurídica, seja de direito público (União, Estados, Distrito Federal, Municípios e suas Fundações e Autarquias como, por exemplo, o IFMS) ou seja de direito privado (Ex: Grupo Globo; Vale; Banco do Brasil; Caixa Econômica; Ford…), pois é pressuposto essencial que exista a manifestação de uma vontade de fazer ou de não fazer para que haja a ocorrência de uma ação em sentido jurídico. Desta forma, tais pessoas gozam de imunidade jurídica, nem mesmo serem processadas, quanto mais condenadas por qualquer dano que suas “atividades” causam ao meio ambiente, aos seus empregados, aos seus consumidores e ou qualquer cidadão.

Escolha uma opção:
a. II, III e IV estão incorretas.
b. I, II e IV estão incorretas
c. I, II e III estão incorretas
d. II, III e IV estão corretas.
e. I, II e III estão corretas

Soluções para a tarefa

Respondido por letisia31
0
Naooookiooiiiiiiii intendooooooooo
Perguntas interessantes