Analise os dados a seguir do trabalho publicado por Paulo Afonso de André e colaboradores, em 2012, sobre o impacto da poluição em termos econômicos. Tabela 1. Custo em dólares referentes a internações devido a problemas cardíacos e respiratórios atribuídos à poluição atmosférica. PHS = hospital público, PrHS = hospital privado
Soluções para a tarefa
A partir da análise das duas tabelas, podemos concluir que quanto maior o poder aquisitivo da população, mais podem pagar por um plano de saúde privado, menos o estado gasta com saúde pública.
Para determinar a letra B como correta, precisamos aprender mais sobre impacto da poluição em termos econômicos.
Impacto da poluição em termos econômicos
Relatório da Organização Mundial da Saúde em 2021, alerta que, sete a oito milhões de pessoas morreram no mundo em decorrência da poluição do ar.
Respirar ar poluído, segundo as Sociedades Respiratórias Internacionais, contribui para aparecimento de doenças e complicações de tantas outras, como diabetes, demência, problemas de fertilidade e leucemia infantil.
A estimativa é de que o ar poluído, seja o quarto principal fator de risco para morte precoce no planeta, estando relacionado a quase 6,7 milhões de mortes no mundo no ano de 2019.
Podemos então pensar em como estes números impactaram na economia, não só por afastamentos do trabalho, como doenças debilitantes, pensão aos viúvos e órfãos, como acima de tudo a sobrecarga ao sistema de saúde.
Essas pessoas quando em situação financeira inferior, necessita do apoio do estado para tratamentos e remédios, isso significa gastos extras com estrutura e insumos.
Complemento da questão:
Tabela 2. Porcentagem da população com plano de saúde particular. Analisando-se e correlacionando-se os dados das duas tabelas, pode-se concluir que:
a. Cidades como Curitiba, Porto Alegre e Recife, onde o custo de internação é menor que o de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo, apresentam tais valores devido exclusivamente a políticas de conscientização da população a só optarem por internações em casos mais graves.
b. Quanto maior for o poder aquisitivo da população que possa pagar por um plano de saúde particular, menor será a oneração do poder público com gastos com a saúde.
c. O custo das internações por problemas de saúde não mostra correlação com o poder aquisitivo da população, por esse poder permitirão cidadão pagar um plano de saúde particular, não dependendo, assim, do hospital público.
d. Cidades onde a porcentagem da população com plano de saúde particular é menor apresentam as maiores diferenças em relação aos custos de internações entre hospitais públicos e particulares.
Veja as tabelas aqui: https://brainly.com.br/tarefa/21471816
Aprenda mais sobre poluição do ar e seus impactos aqui: https://brainly.com.br/tarefa/26135516
#SPJ4