Analise o trecho publicado na Enciclopédia pelo filósofo francês Denis Diderot. A autoridade do príncipe é limitada pelas leis da natureza e do Estado. [...] O príncipe não pode, portanto, dispor de seu poder e de seus súditos sem o consentimento da nação e independentemente da escolha estabelecida no contrato de submissão [...]. Autoridade política, Enciclopédia, 1751. A partir da leitura do trecho e considerando outros conhecimentos sobre o assunto, IDENTIFIQUE o sistema político criticado pelo trecho
Soluções para a tarefa
Trata-se da monarquia, mais especificamente a do tipo absoluta. Neste tipo de governo, a autoridade é mantida por uma única pessoa (normalmente um homem, de acordo com as regras de sucessão da maioria dos Estados europeus), que mantinha o poder sem restrições ou conciliações.
Isso quer dizer, em primeiro lugar, que o governante tinha autoridade irrestrita sobre todos os seus súditos, podendo proceder em relação a eles como julgasse melhor para o bem do reino. Em segundo lugar, isso implica que apenas ele, e ninguém mais, exceto que a dita pessoa fosse explicitamente investida de sua autoridade, poderia tomar decisões administrativas.
Resposta:
Diderot Criticava o absolutismo monárquico, que é a construção de um estado centralizador e autoritário na Forma de uma monarquia Nacional.