História, perguntado por PauloRoberio5511, 4 meses atrás

ANALISE o trecho.


" O período de 1929-33 foi um abismo a partir do qual o retorno a 1913 tornou-se não apenas impossível, como impensável. O velho liberalismo estava morto, ou parecia condenado. Três opções competiam agora pela hegemonia intelectual-política. O comunismo marxista era uma. (...) um capitalismo privado de sua crença na otimização de livres mercados, e reformado por uma espécie de casamento não oficial ou ligação permanente com a moderada social-democracia de movimentos trabalhistas, era a Segunda, e, após a Segunda Guerra Mundial, mostrou-se a opção mais efetiva. (...) a terceira opção era o fascismo, que a Depressão transformou num movimento mundial, e mais objetivamente, num perigo mundial."


HOBSBAWM, Eric. Era dos Extremos. São Paulo: Cia. Das Letras, P. 111-112




No período mencionado pelo trecho, a "hegemonia intelectual-política" na Europa foi alcançada


A)pelo Neoliberalismo,

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
3

A alternativa A é a que melhor se refere as ideias de Hobsbawm frente ao período da segunda metade do século XX com a ascensão da bipolaridade mundial.

Eric Hobsbawm reflete sobre a práxis do indivíduo assumindo um caráter prático nas relações de trabalho, onde o proletário acaba fazendo parte desse sistema de capitalismo exacerbado, assim, a ideologia está perceptível e consciente para o homem.

Assim, o crescimento desse processo se deu em larga escala após a queda da URSS marcando a consolidação do capitalismo e expansão de suas bases.

Você esqueceu as alternativas:

A) pelo sistema bipolar da Guerra Fria, quando o mundo viu-se dividido entre a inserção no bloco capitalista ou no socialista.

B) pelo fascismo, considerado como alternativa segura frente ao avanço socialista e como solução para os problemas desencadeados pelos eventos de 1929.

C) pelo avanço socialista, desencadeado pelo expansionismo soviético e inspirado pelos ideais universalistas de Trotsky .

D)pelo “Wellfare State”, uma combinação de dirigismo econômico e amplas políticas sociais de cunho inclusivo.

Perguntas interessantes