Administração, perguntado por Evanescencefan, 1 ano atrás

Analise o trecho abaixo.

“Ao discutir o tema da migração internacional dentro do contexto da globalização, depara-se de imediato com o fato de que existe uma discrepância flagrante entre o discurso e a prática liberal [...] É importante situar essa inconsistência, referente especificamente ao domínio da migração, dentro do contexto mais amplo das incoerências que se registram hoje na aplicação do atual modelo hegemônico de desenvolvimento. A migração internacional é resultado das desigualdades entre países - e a globalização acentua essas desigualdades”.

Fonte: MARTINE, G. A globalização inacabada: migrações internacionais e pobreza no século 21. São Paulo Perspec. São Paulo, v. 19, n. 3, p. 3-22, set. 2005. p. 5. Disponível em: . Acesso em: 25/04/2018.
A respeito das discrepâncias entre o discurso e a prática liberal em torno do problema das migrações, assinale a alternativa correta.

a.
O discurso liberal apregoa a livre circulação econômica entre os países, porém, na prática, impõe barreiras à circulação de pessoas, ou seja, cria obstáculos às migrações.

b.
O discurso liberal apregoa a livre circulação de pessoas, porém cria obstáculos à circulação econômica entre os países, tornando as relações financeiras restritas.

c.
A globalização fez com que as fronteiras dos países desenvolvidos se abrissem aos migrantes, sobretudo, àqueles vindos dos países pobres, que são bem recebidos em qualquer país.

d.
O discurso e a prática liberal incentivam as migrações, com o objetivo de promover trocas culturais entre os países, para fomentar a cooperação internacional entre eles.

e.
O discurso liberal, verdadeiramente, não aponta contradições, porque a globalização é favorável apenas à circulação de pessoas, e não à livre circulação econômica.

Soluções para a tarefa

Respondido por winederrn
10

Ciao, amigo(a)!

A corrente de pensamento Liberal prega a ideia de que o Estado não deve intervir ou interferir na economia local (de uma nação). Nesta direção, os agentes econômicos, como as empresas e consumidores, são livres para regular todo o mercado. A ideia central do Liberalismo é mostrar que os agentes econômicos (empresas e consumidores) podem se auto regular.

Nesta perspectiva, podemos verificar que muitos nacionalistas liberais preservam estas condições apenas para os moradores das nações liberais, fato que evidencia um obstáculo ao processo migratório.


Gabarito:

"a. O discurso liberal apregoa a livre circulação econômica entre os países, porém, na prática, impõe barreiras à circulação de pessoas, ou seja, cria obstáculos às migrações".


Até a próxima!

Perguntas interessantes