Analise o trecho a seguir:
Por enquanto, ainda el-rei está a preparar-se para a noite. Despiram-no os camaristas,
vestiram-no com o traje da função e do estilo, passadas as roupas de mão em mão tão
reverentemente como relíquias santas, e isto se passa na presença de outros criados e pajens, este que abre o gavetão, aquele que afasta a cortina, um que levanta a luz, outro que lhe modera o brilho, dois que não se movem, dois que imitam estes, mais uns tantos que não se sabe o que fazem nem porque estão. Enfim, de tanto se esforçarem todos ficou preparado el-rei,
um dos fidalgos retifica a prega final, outro ajusta o cabeção bordado.
Nesse texto Saramago descreve o cotidiano da corte no período de consolidação do Estado Moderno. Sobre este período é CORRETO afirmar que: *
A) a classe dominante, durante toda a época moderna, não era mais a mesma do periodo feudal tanto politica quanto economicamente.
B) o Estado absolutista era uma nova carapaça política de uma nobreza atemorizada, que passou a ocupar o lugar do rei, se tornando cortesã.
C) a nobreza passou por profundas transformações no período monárquico de centralização, mas sempre foi desalojada do poder politico.
D) a história do absolutismo monárquico é a história da lenta reconversão da nobreza a um papel parasitário, o que não lhe permitiu regalias.
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
Resposta:C) a nobreza passou por profundas transformações no período monárquico de centralização, mas sempre foi desalojada do poder politico.
Explicação:
Perguntas interessantes