História, perguntado por mayaraFS, 1 ano atrás

Analise o texto abaixo:

“Nasce daí uma questão: se é melhor ser amado que temido ou o contrário. A resposta é de que seria necessário ser uma coisa e outra; mas, como é difícil reuni-las, em tendo que faltar uma das duas é muito mais seguro ser temido do que amado. Isso porque dos homens pode-se dizer, geralmente, que são ingratos, volúveis, simuladores, tementes do perigo, ambiciosos de ganho; e, enquanto lhes fizeres bem, são todos teus, oferecem-te o próprio sangue, os bens, a vida, os filhos, desde que, como se disse acima, a necessidade esteja longe de ti; quando esta se avizinha, porém, revoltam-se. E o príncipe que confiou inteiramente em suas palavras, encontrando-se destituído de outros meios de defesa, está perdido: as amizades que se adquirem por dinheiro, e não pela grandeza e nobreza de alma, são compradas, mas com elas não se pode contar e, no momento oportuno, não se torna possível utilizá-las. E os homens têm menos escrúpulo em ofender a alguém que se faça amar do que a quem se faça temer, posto que a amizade é mantida por um vínculo de obrigação que, por serem os homens maus, é quebrado em cada oportunidade que a eles convenha; mas o temor é mantido pelo receio de castigo que jamais se abandona”. (Nicolau Maquiavel, in: “O Príncipe”)

Sobre o texto, são feitas as seguintes afirmações:

I. É um dos textos que embasaram o Absolutismo monárquico, forma de governo na qual o Rei concentrava todos os poderes nas suas mãos.

II. Está em completa consonância com a moral cristã vigente desde a Idade Média.

III. Pregava um tipo de governo como aqueles exercidos por Felipe II na Espanha, Luís XIV na França e Elisabeth I na Inglaterra.

Quais estão corretas?


mayaraFS: a resposta e a apenas I

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
5

Olá,

A obra de Maquiavel foi, em grande parte, um motor de pensamento para a ascensão do absolutismo na Europa. Sabendo disso, são verdadeiras:

I. Verdadeiro. "O Príncipe" é uma obra que embasa o absolutismo monárquico, fazendo com que reis e rainhas lutassem pela conquista e a manutenção do poder, onde os "meios justificam os fins".

III. Verdadeiro. Os reinados de Luís XIV (o rei sol), Felipe II, e Elisabeth I são todos governos após 1500, sendo que o livro de Maquiavel foi publicado em 1469, sendo embasamento para as monarquias que o sucederam.

Apenas I e III.

Perguntas interessantes