História, perguntado por darleyteamo8140, 11 meses atrás

Analise o texto abaixo. “Ia seguir-se a anarquia, quando foi conjurada por 26 senadores e 36 deputados, reunidos no Senado, que nomearam regência provisória, composta dos Senadores Marquês de Caravelas, Nicolau de Campos Vergueiro e do brigadeiro Francisco de Lima e Silva. Procuraram restabelecer a ordem, com o ministério anterior a 5 de Abril. Mas a Assembleia Legislativa, com 35 senadores e 86 deputados, resolveu eleger a Regência Permanente Trina, na qual figuravam dois deputados, José da Costa Carvalho, depois Marquês de Montealegre, João Bráulio Moniz e o brigadeiro Francisco de Lima e Silva. O Padre Diogo Antônio Feijó, Ministro da Justiça, reprimiu, logo a seguir, uma revolta de tropas e do povo”. PEIXOTO, Afrânio. História do Brasil. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1944, p. 215. Relacionando o excerto acima e o contexto histórico no qual foi elaborado, é correto o que se afirma em: ALTERNATIVAS As revoltas sociais que emergiram nesse momento foram rapidamente reprimidas, pois representavam a insatisfação de uma minoria dos brasileiros. Logo após a abdicação de D. Pedro I, o cenário político brasileiro entrou em um período de estabilidade que perdurou até a maioridade de Pedro de Alcântara. O texto faz alusão ao estado de conflitos e instabilidade presente no Brasil após a abdicação de D. Pedro I, sendo neste período que eclodiram inúmeras revoltas de cunho social em todo país. A definição dos nomes dos regentes que governaram o Brasil durante esse período seguia uma hierarquia dentro dos partidos políticos da época, evitando, dessa forma, conflitos na hora da escolha. O período regencial representou um momento de ajustamento das ideologias políticas presentes no cenário brasileiro do período, resultando em governos que atendiam a todas a vertentes ideológicas.

Soluções para a tarefa

Respondido por ampulheta
7
As revoltas sociais que emergiram nesse momento foram rapidamente reprimidas, pois representavam a insatisfação de uma minoria dos brasileiros.
Falso. A insatisfação dos brasileiros era generalizada, e neste período de regência, diversos movimentos foram construídos para manifestá-la.

Logo após a abdicação de D. Pedro I, o cenário político brasileiro entrou em um período de estabilidade que perdurou até a maioridade de Pedro de Alcântara.
Falso. Não houve instabilidade durante a regência, pois a insatisfação popular, já apontada acima, motivou levantes rebeldes por autonomia e melhoria nas condições de vida.

O texto faz alusão ao estado de conflitos e instabilidade presente no Brasil após a abdicação de D. Pedro I, sendo neste período que eclodiram inúmeras revoltas de cunho social em todo país.
Correto. Entre as revoltas ocorridas podemos apontar a Cabanagem (1835-1840) e a Guerra dos Farrapos (1835-1845).

A definição dos nomes dos regentes que governaram o Brasil durante esse período seguia uma hierarquia dentro dos partidos políticos da época, evitando, dessa forma, conflitos na hora da escolha.
Falso. Os conflitos não eram evitados, dado que mesmo dentro dos partidos, haviam divergências.

O período regencial representou um momento de ajustamento das ideologias políticas presentes no cenário brasileiro do período, resultando em governos que atendiam a todas a vertentes ideológicas.
Falso. O modelo adotado não dava espaço para a pluralidade dentro do parlamento.
Respondido por kauamargarete
3

Marquei a opção C. O texto faz alusão ao estado de conflitos e instabilidade presente no Brasil após a abdicação de D. Pedro I, sendo neste período que eclodiram inúmeras revoltas de cunho social em todo país.

Perguntas interessantes