Analise o texto a seguir:
temos que repudiar a ideia de que só com palavras se pensa, pois que pensamos também com sons e imagens, ainda que de forma subliminar, inconsciente, profunda! temos que repudiar a ideia de que existe uma só estética, soberana, à qual estamos submetidos — tal atitude seria nossa rendição ao pensamento único, à ditadura da palavra — e que, como sabemos, é ambígua. o pensamento sensível, que produz arte e cultura, é essencial para a libertação dos oprimidos, amplia e aprofunda sua capacidade de conhecer. só com cidadãos que, por todos os meios simbólicos (palavras) e sensíveis (som e imagem), se tornam conscientes da realidade em que vivem e das formas possíveis de transformá-la, só assim surgirá, um dia, uma real democracia. (augusto boal. a estética do oprimido. rio de janeiro: garamond, 2009, p. 16).
platão avalia o valor das produções da escultura e da pintura em função do conceito de um conhecimento verdadeiro, isto é, de uma conformidade com a ideia e acaba, necessariamente, delimitando, de maneira bastante restrita e com críticas, o círculo das produções artísticas que ele podia, de seu ponto de vista, aprovar. relacionando essa interpretação de platão ao que propõe augusto boal no texto precedente, é correto afirmar que:
(a)
a) boal segue platão, pois as artes são ligadas ao conceito de ideia, e ambos os autores valorizam a pintura e a escultura produzidas por várias culturas e classes.
(b)
b) boal restringe o conceito de estética na tentativa de evitar que tudo seja considerado arte e cultura.
(c)
c) a partir da perspectiva de que não existe uma só estética, boal propõe que se pense em um círculo bastante abrangente de formas culturais e artísticas.
(d)
d) boal expande seu conceito de estética ao formulá-lo com base exclusivamente a temas relacionados à pintura e à escultura.
Soluções para a tarefa
Resposta:
letra c , " a partir da perspectiva de que não existe uma só estética, Boal propõe que se pense em um círculo bastante abrangente de formas culturais e artísticas"
Boal segue a ideia de que não existe uma única estética, ele vai além de abrange a cultura e o meio artístico à estética das coisas (alternativa C).
Platão vê o valor de uma escultura ou de uma pintura de forma muito restrita, indo apenas ao significado ou conhecimento que está sendo transmitido por aquela obra de arte.
Boal vai além e busca identificar os valores culturais da arte, e a sociologia moderna consegue ir ainda mais além de buscar o contexto social e histórico no qual a arte foi produzida.
As artes plásticas e outras formas de artes modernas se ligam muito a situação social atual.
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/13454322