Analise o texto a seguir, extraído do artigo Até as pedras sabem, escrito pela jornalista Ruth de Aquino, publicado na revista Época.
O bom senso venceu. Apenas por um voto: 6 a 5. O Supremo Tribunal Federal correspondeu ao anseio geral pela transparência. Temia-se uma decisão que pudesse favorecer juízes acusados de desvio de conduta. (...)
O STF (Supremo Tribunal Federal) votou outra questão contra o corporativismo: todas as sessões do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) serão abertas. A Associação dos Magistrados (AMB) queria manter a portas fechadas os julgamentos de juízes. "Esse tipo de processo era das catacumbas. Isso é próprio de ditadura, não é próprio de democracia", disse Carmem Lúcia, ministra do STF.
Disponível em: . Acesso em: 10 mar. 2016.
No texto, a menção do trecho entre aspas, em relação ao assunto do artigo escrito por Ruth de Aquino, constitui uma forma de argumento:
com base no raciocínio lógico.
com base no consenso.
de competência linguística.
com base em provas concretas.
de autoridade.
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
Olá,
A frase entre aspas dita pela ministra e presidente do Supremo Tribunal federal faz uma comparação entre as decisões tomadas no período da ditadura militar com as dos magistrados, que desejavam anonimato e ocultação das decisões públicas,
Ou seja, a declaração de Carmem Lúcia foi construída com base no raciocínio lógico, pois segue uma linha de raciocínio que compara ambas as situações e mostram o absurdo das decisões tomadas de portas fechadas.
Letra A.
Espero ter ajudado!
Respondido por
21
de autoridade
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes
Artes,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás