ENEM, perguntado por matholiver29461, 10 meses atrás

Analise o texto a seguir.A remoção de matéria orgânica originária dos esgotos ocorre através dos processos de desassimilação ou catabolismo.Os dois tipos de catabolismo de interesse no tratamento dos esgotos são: catabolismo oxidativo (oxidação da matériaorgânica) e catabolismo fermentativo (fermentação da matéria orgânica). O estado de oxidação do composto determina aquantidade de energia máxima disponível através dele. A energia máxima disponível por meio de oxidação de um substratoé a diferença entre o seu conteúdo energético (dado pelo seu estado de oxidação) e o conteúdo energético dos produtosfinais da reação (dado pelo seu estado de oxidação ao final da reação).Nesse contexto, qual a relação entre estado de oxidação e liberação de energia?(A) Quanto menor o estado de oxidação do produto final, maior a liberação de energia.(B) Quanto menor o estado de oxidação do substrato, maior a liberação de energia.(C) Quanto maior o estado de oxidação do produto final, menor a liberação de energia.(D) Quanto maior o estado de oxidação do substrato, maior a liberação de energia.(E) Em uma reação de oxidação não ocorre a liberação de energia.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por Danas
3

A alternativa B) é a correta.

A relação entre o estado de oxidação e a energia liberada está na reação inversamente proporcional, onde, quanto menor o estado de oxidação, maior é a liberação de energia.

Quanto um substrato é oxidado, menor é o seu potencial energético, logo, quanto menor a oxidação, mais energia ele pode liberar.

A oxidação é basicamente a reação onde há perda de elétrons de um substrato, aumentando a sua carga positiva.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes