Analise o texto:
A desintegração do Império Romano deixaria muitas marcas na cultura germânica. O direito de outrora consuetudinário começou a receber as formas e os métodos de sistematização próprios de seus antigos dominadores. As leis germânicas costumeiras foram, pouco a pouco, redigidas em latim. Logo foi percebida a utilidade da lei escrita para a manutenção da estabilidade do grupo social, e os mores se acomodaram a essa nova e insurgente realidade. ... Iniciava-se assim a construção do sistema Romano-Germânico de Direito – a Civil Law (PALMA, 2011, p. 205-206).
O trecho escolhido revela que:
O Direito Germânico era escrito e recebia o nome de Direito Romano-Germânico, que também chamamos de Civil Law, consistia num sistema jurídico codificado que também se tornou fonte do direito.
A jurisprudência inglesa, na verdade, se transforma em direito normativo, pois o conjunto de cases apresentados na Corte forma a base do direito inglês. Para os países que adotam a civil law – o caráter da lei escrita é interpretativo.
O Direito Germânico não era escrito, mas com a constante influência do Direito Romano, houve a formação do Direito Romano-Germânico, que também chamamos de Civil Law, consistente num sistema jurídico codificado.
Esse sistema codificado passou a ser o sistema adotado no continente europeu, fortalecendo as Ordenações do Reino de Portugal e o Brasil, como legado de Brasil-colônia.
Esse sistema codificado passou a ser o sistema adotado na América do Norte, fortalecendo a revolução pela independência das 13 colônias e o surgimento da Bill of Rights americana.
Soluções para a tarefa
Respondido por
45
Resposta correta: O Direito Germânico não era escrito, mas com a constante influência do Direito Romano, houve a formação do Direito Romano-Germânico, que também chamamos de Civil Law, consistente num sistema jurídico codificado.
canabrava2:
correto
Respondido por
5
Resposta:
Resposta correta: O Direito Germânico não era escrito, mas com a constante influência do Direito Romano, houve a formação do Direito Romano-Germânico, que também chamamos de Civil Law, consistente num sistema jurídico codificado.
Explicação:
Inicialmente o direito Germânico não era escrito, era proveniente dos hábitos dos povos Germânicos, ou seja, baseava-se em costumes(Direito Consuetudinário) porém após a "união" com o povo Romano, foram influenciados pelo Direito Romano, que já era codificado e aos poucos foram codificando todo o seu Direito.
Perguntas interessantes